Super Blog

Meu Negócio

08Nov
3 Benefícios do GLP no Processo de Produção da Indústria Metalúrgica

categorias: Meu Negócio,Indústria,

O GLP é um recurso energético muito eficiente para diversas atividades industriais. A indústria metalúrgica é um dos segmentos que figura entre os principais utilizadores, para variadas finalidades ao longo do processo produtivo.
 
 
Benefícios do GLP na indústria metalúrgica
 
A versatilidade desse combustível é um dos principais atrativos dele para o setor industrial, além de outros benefícios que abrangem muitas áreas do chão de fábrica, em todos os tipos de indústria. Seu uso e armazenamento são regulamentados pela NBR 15186.
 
Por ser multiuso, suas aplicações vão desde pequenos maquinários domésticos até operações industriais grandes, como as da indústria metalúrgica. Confira alguns pontos nos quais o GLP se destaca no setor em questão de eficiência energética:
 
 
1. Economia de energia
 
Em termos de potencial, para economizar energia, o GLP ainda é imbatível em qualquer tipo de utilização, ultrapassando combustíveis comuns como o óleo Diesel, o carvão e a energia elétrica. 
 
Seu destaque principal fica por conta do poder calorífico — ponto crucial para um bom trabalho na metalurgia —, que chega a ser até dez vezes maior do que o oferecido pela energia elétrica. Com isso, é possível obter muito mais resultado com menor necessidade de reabastecimento.
 
2. Queima mais limpa
 
Hoje é muito importante para as empresas que sua operação seja sustentável em todos os pontos possíveis. Isso faz com que os produtos sejam bem vistos e a própria indústria também. 
 
Apostar no GLP para o setor industrial também auxilia nesse quesito, pois o gás gera menos impactos negativos ao meio ambiente. 
 
Sem metais pesados e com baixa emissão de gases de efeito estufa (a menor entre os combustíveis fósseis), ele passa a ser a melhor opção para as empresas que desejam operar de maneira mais “verde”.
 
 
3. Redução de custos
 
O GLP é um combustível extremamente prático, principalmente em termos de instalação e utilização. Ele não precisa de grandes investimentos com a construção de redes de distribuição, por exemplo, nem maiores preocupações com obras.
 
Basta selecionar os botijões e cilindros que mais se adequem à sua necessidade e, então, reservar um local para que eles estejam em segurança de acordo com as normas. Dessa maneira, você pode aproveitar todos os benefícios sem gastar muito.
 
No caso da indústria metalúrgica, que consome muita energia, é ainda mais vantajoso, pois é mais fácil entender e escalonar os custos previstos com o combustível.

Gostou de saber sobre os benefícios do GLP? Encontre mais conteúdos como este no blog da Supergasbras!