Super Blog

Meu Negócio

04Jul
3 Coisas que Atrapalham a Rentabilidade do Seu Negócio e Você nem Imaginava

categorias: Meu Negócio,

 Fazer a gestão de um negócio gastronômico pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque existem muitos cuidados para tomar, principalmente pelo fato de se estar lidando com a saúde não só de uma, mas de centenas de pessoas que passam dia após dia para se alimentar.

Porém, uma preocupação que não pode ficar de lado são as finanças, e a rentabilidade deve ser um ponto imprescindível na hora das análises.Você sabe o que pode fazer você perder dinheiro ao longo do tempo de trabalho? Confira alguns destes problemas e saiba evitá-los!

O que atrapalha a rentabilidade de seu negócio?
Você sempre chega ao final do mês com a rentabilidade abaixo do esperado? Talvez seja interessante verificar como anda, de maneira geral, seu estabelecimento. Ao contrário do que se pensa, nem sempre as grandes falhas estão na capacidade produtiva! Não sabe por onde começar? Veja as dicas abaixo!

1. Desperdício
Com tanto acontecendo ao mesmo tempo em um restaurante ou padaria, por exemplo, é muito difícil ter controle do que está sendo utilizado ou jogado fora, mas existem certos aspectos sobre os quais é possível ter esta visão.

Um exemplo claro é o dos talos e folhas dos legumes. Se você pagou pelo vegetal inteiro, por que jogar metade no lixo? Estes resíduos podem ser grandes aliados na hora da decoração de um prato, e até mesmo fazer parte de um caldo.

Outra ideia é verificar se há muita sobra nos pratos dos clientes, no caso de um restaurante. Se houver, talvez seja um bom posicionamento reduzir a quantidade colocada no prato ou ajustar a receita!

2. Controle de recursos básicos
Recursos como gás, óleo e água, por exemplo, que são cruciais para um bom funcionamento da cozinha, precisam de um controle rigoroso sobre seu uso, afinal, sua falta pode significar uma grande perda na rentabilidade e até mesmo de um dia inteiro de trabalho.

Para evitar isso, é essencial ter uma noção da média de consumo de tais recursos. Saber quando precisará solicitar mais gás, fazer compras de óleo ou até mesmo o valor da conta de água e luz. Surpresas indesejadas nestes casos podem gerar grandes prejuízos.

Para evitar estes problemas, faça o download de nossas planilhas para controle de consumo de energia e água!

3. Fornecedores
Você escolhe bem seus fornecedores? Isso é fundamental não só para a rentabilidade, mas também para uma boa gestão do estabelecimento.

Muitas vezes a decisão de fornecedores recai para aqueles que oferecem o melhor custo em relação à qualidade, mas é sempre importante pensar que, talvez, valha mais a pena mudar um pouco o cardápio e trazer insumos em menor quantidade, mas com qualidade elevada.

Os orgânicos são um exemplo disso: mais caros, porém muito melhores para a saúde dos clientes!

Quer mais informações sobre como fazer a melhor gestão de seus recursos e aumentar sua rentabilidade? Confira as soluções em gás para comércio da Supergasbras!