Super Blog

30Mai
3 Fatos Que Você Provavelmente Não Sabe Sobre Manutenção Industrial

categorias: Indústria,

Manutenção industrial é um tema complexo e abrangente, que envolve o conhecimento em diversas áreas da produção e da automação dos processos. Porém, é inviável iniciar uma operação no chão de fábrica sem ter noção de alguns aspectos desse tema.

 
Entender detalhes como o planejamento, a periodicidade e até mesmo como organizar os serviços de manutenção na indústria é essencial para uma produção segura e eficiente! Confira alguns fatos importantes sobre o assunto.
 

1. A manutenção industrial preditiva é tão importante quanto a preventiva

Nem sempre a manutenção preditiva recebe a importância que deveria, visto que a preventiva pode parecer a solução mais simples para o chão de fábrica. Entretanto, ter as ações preditivas em seu radar é essencial.
 
Ao contrário da manutenção preventiva, feita com base nos manuais das máquinas, com foco em troca de peças e em manter o funcionamento estável, a preditiva traz dados muito mais precisos sobre a operação do maquinário e a vida útil de suas peças.
 
Utilizar equipamentos de diagnóstico como o ultrassom, as análises de vibração e outros tipos de escaneamento gera uma relação muito mais clara entre a condição de uso e a eficiência da operação. Esses dados podem ser utilizados, inclusive, para prever certos defeitos e reduzir os custos de manutenção.
 

2. Um plano de manutenção deve ser extremamente detalhado

Não se pode entender um plano de manutenção industrial como um documento que traga somente o necessário. Ele deve conter detalhes sobre todas as etapas e procedimentos envolvidos, inclusive com informações sobre os responsáveis por cada parte. Em suma, ele deve responder às seguintes questões:
  • quais serviços serão realizados? Quando e como isso será feito?;
  • quem realizará os serviços — aqui é importante contar com dados como nome, função, cargo e a empresa responsável pela manutenção;
  • custos (materiais e serviços), tanto por unidade a ser consertada quanto na totalidade;
  • recursos e ferramentas necessários;tempo que será despendido por cada etapa de manutenção.

 

Registre tudo em um papel e mantenha guardado para futuras consultas!

3. Manutenção centrada na confiabilidade é uma boa ideia para o chão de fábrica

Ter todas as máquinas em pleno funcionamento é imprescindível para a operação industrial, e é por isso que você deve pensar na manutenção centrada na confiabilidade. Esse conceito, basicamente, diz respeito a direcionar os esforços de manutenção industrial para a confiança que existe no funcionamento de um equipamento.
 
Para isso, é importante questionar sempre a relação entre as possíveis falhas e as funções do equipamento, levando em conta seu desempenho. Entenda sempre como o sistema pode falhar e as causas que podem levá-lo a parar de operar.
 
Você pode unir isso à manutenção preditiva, por exemplo, e ter um panorama completo dos problemas que podem ocorrer, evitando totalmente uma parada do equipamento e, consequentemente, uma perda na produtividade.

Gostou de saber mais sobre a manutenção industrial? Para mais artigos sobre o segmento industrial, confira o blog da Supergasbras!