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Hotelaria

26Jun
3 Formas de Aumentar a Margem de Lucro de Seu Hotel

categorias: Hotelaria,

O setor hoteleiro sofre com uma das maiores concorrências do mercado, o que faz com que sejam necessárias diversas ações e mudanças para que um desses empreendimentos se destaque. Ampliar a margem de lucro do hotel, nesse cenário, não é uma das tarefas mais fáceis.
 
Porém, ao compreender o mercado e aplicar certas práticas ao dia a dia do negócio, é possível aumentar o lucro e sair com perspectivas melhores em relação à concorrência. Veja algumas sugestões neste artigo!
 
 
1. Entenda os custos operacionais
 
Para aumentar a margem de lucro do hotel, um dos cuidados primordiais é investir mais esforços na compreensão das despesas operacionais. Isso é importante pois somente dessa maneira será possível determinar com precisão os preços dos serviços oferecidos pelo hotel.
 
Reveja todos os gastos e alinhe o que deve ser mantido ou alterado. Um trabalho preciso de revenue management — uma gestão de custos e valores de serviço com foco em aumento de lucratividade — pode ajudar nesse sentido. Pense, de fato, no que os clientes realmente precisam e refaça toda a distribuição de investimentos, se necessário.
 
O pagamento dos funcionários, claro, também deve ser incluído na conta, com os possíveis adicionais já previstos, como valores com horas extras e outros gastos que fujam do padrão, incluindo taxas de cartão e possíveis manutenções emergenciais.
 
Além disso, devem ser mensurados também os custos com as tecnologias, como os sistemas para hotelaria, que podem se estender por diversas áreas dentro do empreendimento, como o restaurante ou até lojas, terceirização de funcionários e possíveis renegociações com fornecedores.

 

2. Aprenda a calcular a margem de lucro do hotel
 
É simplesmente impraticável o aumento da margem de lucro sem que se saiba, ao menos, como calculá-la e descobrir se está acima ou abaixo do esperado para o porte e sucesso do empreendimento.
 
O cálculo básico é feito dividindo o lucro pela receita total, e então multiplicando o resultado por 100. Exemplificando, teríamos um caso como:
 
  • receita: R$ 20.000,00;
  • custos: R$ 10.000,00;
  • lucro: receita - custos = dez mil reais;
  • margem de lucro: lucro/receita total = 10/20 = 0,5 x 100 = 50%
  
Uma margem de lucro de 50% é boa, mas não oferece um dos melhores cenários. Entretanto, estabelecer qual seria uma boa margem é algo que diz respeito, especificamente, a cada hotel.

 

3. Ofereça serviços especializados
 
Quando um cliente busca seu hotel ele quer, além do conforto, uma boa parcela de dedicação exclusiva, não é mesmo? Oferecer isso a ele por meio de serviços especializados pode ser uma ótima maneira de lucrar mais.
 
Insira no cardápio, por exemplo, opções veganas e vegetarianas, aumente a carta de vinhos ou invista em receitas exclusivas do chef do hotel. 
 
Café da manhã ou jantar diretamente no quarto também podem ser boas ideias, pois farão com que o cliente possa solicitar sua refeição com mais conforto e não tenha nenhum tipo de rejeição ao ter que sair do quarto e chegar ao restaurante.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre hotéis e a administração desses empreendimentos? Confira o blog da Supergasbras!