Super Blog

Meu Negócio

04Set
3 Formas Para Melhorar a Gestão de Estoque de Indústria

categorias: Meu Negócio,Indústria,

O estoque de indústria não é exatamente o mesmo “estoque” que se entende quando falamos de varejo ou logística. Diferentemente deste último, o industrial se refere a toda e qualquer matéria prima ou insumo armazenado na fábrica, incluindo a energia, e por isso sua gestão deve ser extremamente cuidadosa.
 
Existem alguns exemplos de boas práticas para se ter que permitem, acima de tudo, aproveitar melhor o uso do estoque disponível. É necessário conhecê-los para operar com menos desperdício e mais controle de entradas, saídas e possíveis reposições.

1. Organize e registre as mudanças do estoque de indústria

Para um estoque de indústria que realmente esteja a serviço dos trabalhadores, a organização é muito importante. 
 
Deve ser fácil retirar, adicionar e reorganizar os itens, ainda que numerosos. Independentemente do tamanho do estoque, nada pode oferecer dificuldade para ser utilizado, pois isso pode comprometer certo tempo de produtividade.
 
A fim de evitar problemas na utilização do estoque, também é necessário deixar à disposição de todos no chão de fábrica um documento com o registro de tudo o que entra e sai do local. 
 
Dessa maneira, ninguém perderá tempo procurando uma matéria prima que não está mais lá. Além disso, tal cuidado facilita o controle de uso e reposição dos itens no estoque de indústria.
 

2. Energia estocável facilita a gestão

Energia é considerada insumo no setor industrial. Sendo assim, a melhor maneira de controlá-la é fazendo com que ela realmente seja parte do estoque de indústria, inloco.
 
É o caso, por exemplo, do gás GLP, que tem diferentes usos para o chão de fábrica e traz até mesmo melhorias na produção — que não só torna-se mais limpa como passa a ganhar em custo-benefício.
 
Porém, um ponto importante é que, por estar no estoque, é possível escalar e entender melhor o uso do insumo, podendo prever reposições necessárias e economizar energia, evitando a falta dela para operação dos equipamentos da indústria.
 

3. Evite excessos de insumos estocados

Indústrias que operam de maneira enxuta (lean manufacturing) têm um ótimo controle de seu estoque. Isso porque o próprio uso de um local para armazenar insumos já é considerado um desperdício para elas, que buscam trabalhar com estoque zero.
 
Uma das práticas que pode ajudar a chegar nesse controle das matérias estocadas é não ter nada em excesso. Dessa maneira não há maiores desperdícios e nem gastos desnecessários que podem afetar o orçamento planejado da indústria.
 
Para mais informações sobre o uso de energia na indústria e dicas para gerenciar seu negócio, confira os artigos da Supergasbras!