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25Dez
3 Técnicas de Vendas Que Você Utiliza em Seu Supermercado e nem Sabia

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Existem muitas técnicas de vendas pensadas para aumentar a lucratividade de um supermercado. Porém, algumas são tão tradicionais que muitas vezes você, enquanto gestor, pode nem notar que está aplicando-as em seu estabelecimento.

Neste artigo, vamos falar sobre algumas dessas estratégias para que você conheça e possa utilizar com propriedade e conhecimento, além de colocar em prática conceitos novos. Confira!

1. Cross selling é uma das principais técnicas de vendas

O cross selling é uma das técnicas de vendas mais utilizadas em supermercados. Ela está muito ligada às ações do Trade Marketing e trata-se da venda cruzada, em que um produto que pode ter conexão com outro é oferecido no intuito de gerar uma compra por impulso.

Ela é muito usada para, por exemplo, expor o queijo ralado próximo às massas disponíveis na gôndola; ou para deixar evidentes os coadores de café nas prateleiras destes produtos.

É simples, porém extremamente efetiva se bem aplicada!

2. Exposição de produtos no caixa

Os clientes passam, em certos momentos, muito tempo esperando em filas próximas aos caixas. Sendo assim, expor alguns produtos ali pode ser uma boa ideia para garantir vendas rápidas e ampliar a lucratividade sem aumentar preços.

Aposte em itens que sejam de consumo rápido ou úteis para distrair as pessoas na fila. Revistas, chicletes, balas e outros doces são opções comuns. Porém, alguns produtos que possam ter sido esquecidos também funcionam, como pilhas ou aparelhos de barbear.

3. Posição dos produtos no supermercado

A maneira como as gôndolas e os produtos estão dispostos em seu supermercado é, muitas vezes, uma das técnicas de vendas que você está utilizando e não sabe. Para isso, se dá o nome de layout.

Existe, por exemplo, uma razão para o pão ser colocado ao final do supermercado na maioria das vezes. Ou, se você tem uma padaria, para que ele esteja após todos os corredores.

Pães são itens comprados com muita frequência, e colocá-los ao final do estabelecimento faz com que, antes de chegar lá, o consumidor passe por diversos outros locais e compre outros itens por impulso.

No caso de mercados menores, entretanto, às vezes essa situação pode se inverter, e a padaria ou os pães podem estar logo próximos aos primeiros produtos, para gerar a necessidade no consumidor até mesmo ao olhar de fora da loja.

Gostou de entender melhor as técnicas de vendas que você pode aplicar em seu supermercado? Confira outras ideias sobre esse assunto aqui, no blog da Supergasbras!