Voltar à visão geral do blog

Negócio 17/09/2021

GLP: 5 Mitos Que Você Sempre Acreditou Sobre Esse Gás

5 Mitos Que Voce Sempre Acreditou do Gas GLP

O GLP é conhecido popularmente como o gás de cozinha. Apesar de ser usado diariamente por milhões de pessoas, ainda existem alguns mitos envolvendo ele, gerando desinformação. Um exemplo disso é em relação a segurança. Muitos acham que a botijão pode explodir facilmente, mas não é bem assim... 

Quer saber mais sobre esse e outros mitos? Continue neste artigo!

 

Mitos sobre o GLP

 

Quem nunca ouviu falar sobre a explosão de um botijão ter sido a causa de determinado acidente? Erroneamente, criou-se essa ideia, essa associação entre GLP e perigo, no entanto, não há riscos dele explodir — exceto quando há vazamento. Inclusive, o GLP é muito seguro para uso doméstico.


Leia a seguir alguns mitos relacionados ao material!
 

1. A mangueira de GLP não tem validade

 

Mito. Embora dure por bastante tempo, toda mangueira usada para instalação do gás de cozinha possui prazo de vencimento, geralmente de cinco anos. Não é indicado o uso após atingida a data de validade, assim como a válvula reguladora do botijão. O motivo é que os materiais podem estar gastos com o passar do tempo, resultando no risco de vazamentos.

 

2. Botijões de gás podem apresentar defeitos

 

Um grande mito. Por se tratar de um líquido altamente inflamável, quando o gás está em grande concentração e entra em contato com calor ou eletricidade, por exemplo, sofre combustão. Na realidade, o que acontece não é a explosão do equipamento, e sim o vazamento fora de controle.

 

Caso perceba indícios desse problema, feche imediatamente a válvula do botijão, abra portas e janelas para aumentar a ventilação e desligue a chave de eletricidade.

 

3. Gás tem cheiro

 

Mito. Na verdade, o odor característico que sentimos não é exatamente do GLP, pois este em seu estado puro é inodoro, ou seja, não possui qualquer cheiro! O que pensamos ser proveniente do gás é um odor artificial adicionado ao combustível para que assim possamos detectar possíveis vazamentos.

 

4. Deve-se usar fita de vedação na válvula do botijão

 

Mito. Com a intenção de tornar o botijão mais seguro, costuma-se ouvir conselhos que mencionam fitas vedantes. No entanto, esse material não possui qualquer efeito anti-vazamento de gás, já que é produzido com o intuito de vedar somente vazamentos de líquidos. Além disso, esse material poderá alterar o encaixe correto do equipamento.

 

5. O GLP é menos seguro que o gás natural

 

Outro grande mito. Os mesmos cuidados indicados no manuseio dos dois produtos, tanto o gás natural quanto o gás liquefeito de petróleo (GLP) devem ser tomados. Afinal, não existe qualquer comprovação científica de que um seja menos seguro que o outro.


Contudo, o GLP ainda oferece vantagens com relação ao preço, pois o consumidor paga exatamente pelo o que vai usar, já que compra os botijões individuais. Diferente do natural, que possui uma conta fixa mensal, independentemente do uso.

 

Que tal conhecer as soluções oferecidas pela Supergasbras para residências e comércio? Acesse o site, entre em contato e encontre a melhor alternativa em GLP!


Buscando por Segurança e Comodidade?