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18Jul
6 Dicas que Todo Síndico Deve Seguir para uma Gestão de Sucesso

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Administrar um condomínio não é uma tarefa tão simples. Para que um síndico exerça essa função como um bom gestor, é necessário que observe de antemão se possui todas as características exigidas para o cargo, além de compreender de forma clara toda a convenção e o regimento interno do prédio.

Com o intuito de te ajudar a realizar essa tarefa tão importante e necessária, listamos neste artigo seis dicas que todo síndico deve seguir para facilitar sua atuação no dia a dia. Confira!

Dicas essenciais para se tornar um bom síndico

Como dito anteriormente, antes de iniciar a jornada como síndico, é importante ter atenção aos diversos aspectos que envolvem a administração de um condomínio com um todo, seja no quesito legal ou na convivência com os condôminos. Acompanhe nossas dicas e garanta o sucesso em sua gestão!

1. Conheça bem seu condomínio

É essencial que um bom síndico conheça cada metro quadrado de seu condomínio, isso abrange todos os problemas e características, bem como funcionários e moradores. Dessa forma, será mais fácil traçar soluções e resolver situações atípicas.

2. Mantenha as demandas bem organizadas

As responsabilidades de um cargo de gestão são muitas, por isso é comum que algumas das tarefas diárias acabem por ser esquecidas. Recomenda-se que tenha um checklist para suas obrigações diárias, semanais e mensais. Isso pode ser feito através de agendas ou aplicativos de celular, por exemplo.

3. Tenha um diálogo amigável com os moradores

Procure manter um diálogo saudável com os condôminos, afinal, a administração requer a participação de todos. Portanto, saiba escutar e explicar com bons argumentos as razões de suas decisões.

4. Invista em auxílio profissional

Hoje em dia os condomínios são tratados como empresas junto aos órgãos fiscalizadores. Assim, contar com a assessoria de uma entidade que seja especialista em administração condominial é fundamental para a parte financeira, controle de saldo, pagamento de despesas, entre outros.

5. Faça orçamentos antes de contratações

É possível economizar de forma significativa se fizer diversos orçamentos na hora de contratar serviços. Verifique o valor cobrado pelos prestadores e contrate o que tiver dentro das possibilidades em caixa. Contudo, lembre-se de avaliar tanto o preço quanto a qualidade dos serviços prestados.

6. Conheça a legislação

Ao se manter atualizado sobre a legislação que rege a administração de condomínios, além de garantir a segurança dos moradores e trabalhadores, é possível evitar a tomada de decisão equivocada e eventuais problemas com multas ou fiscalizações. Para isso, é possível consultar as normas correspondentes no site da ABNT.

Gostou das nossas dicas para atingir uma gestão de sucesso? Acesse a área do nosso site sobre as soluções em fornecimento de Gás LP que a Supergasbras oferece para condomínios.