Super Blog

Supergasbras

19Jul
Checklist — Como Escolher o Prestador de Serviço Ideal para o Condomínio

categorias: Supergasbras,Minha Casa,

Contratar serviços como manutenção de rede elétrica e encanamento, limpeza da fachada e interior do prédio, entre outros, é uma das funções do síndico. Contudo, a tarefa não é tão simples quanto parece. Saber como escolher o prestador de serviço ideal para não ter problemas durante e depois da atividade contratada é fundamental.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a fazer o checklist completo no processo de contratação de prestadores de serviços em geral. Confira a seguir!

1. Cheque a idoneidade do prestador de serviço

Avaliar a idoneidade antes de contratar um prestador é importante para evitar indisposições. Isso pode ser feito por meio da empresa no qual este representa. Verifique se o CNPJ da organização está de acordo com o segmento contratado. Além disso, é possível checar possíveis processos judiciais, confirmando a seriedade da companhia.
Leve em consideração que algumas entidades possuem muitos anos de atuação, portanto, existe maior possibilidade de que esteja envolvida em uma ou outra causa trabalhista. Cabe ao síndico julgar essas questões.

2. Faça mais de um orçamento

Um dos quesitos para se obter sucesso na administração de condomínio é saber equilibrar as contas. Para isso, é necessário planejamento, especialmente na contratação da prestação de serviços. Dessa forma, procure realizar no mínimo três orçamentos antes de fechar negócio. Solicite um plano personalizado e verifique se o mesmo foi desenvolvido conforme as leis e normas regentes, incluindo EPIs — Equipamento de Proteção individual — por exemplo.

3. Confirme a capacitação para o serviço acordado

Procure por outros condomínios que já tenham sido atendidos pelo prestador de serviço. Isso servirá como referência de sua experiência na área para a qual será contratado. Vale conferir, também, a reputação da empresa no mercado. Avaliações e reviews em sites especializados e redes sociais podem ser um bom indicativo.

Se a contratação envolver um serviço maior como obras, poderá exigir um atestado de capacitação técnica. Trata-se de uma declaração que, além de atestar a capacidade para a execução da obra, comprova a prestação de serviços da empresa a clientes privados ou órgãos públicos. 

4. Prepare um contrato

Após ter feito o checklist completo e encontrado o prestador de serviço ideal, o penúltimo passo é preparar um contrato por escrito. Acordos feitos somente com a palavra e boa-fé não são recomendados, afinal, não terá como provar ou exigir qualquer adendo dessa maneira. Insira cláusulas que regulamentam todo o processo, bem como o tipo de serviço a ser executado, prazo de conclusão, valores e formas de pagamento.

5. Exija nota fiscal

Por fim, a exigência da nota fiscal é uma medida de segurança e um documento que deverá constar na prestação de contas fiscais e tributárias do condomínio. Portanto, não contrate prestadores que se recusam a emitir a nota. Esse item também faz parte da idoneidade da empresa contratada.

O que achou do nosso checklist de como escolher um prestador de serviço ideal para seu condomínio? Confira as soluções que a Supergasbras tem para você e continue acompanhando os conteúdos do Super Blog!