Super Blog

Meu Negócio

19Out
Checklist de Manutenção Predial

categorias: Meu Negócio,

Os edifícios geralmente são elaborados pensando em abrigar seus moradores por um longo período de tempo. Por isso, todas as suas instalações devem ser e se manter adequadas para determinado uso. Dito isso, é importante que o síndico ou responsável por zelar pela administração do condomínio faça sempre um checklist de manutenção predial.
O que é um checklist de manutenção predial?
Essa manutenção diz respeito à checagem de itens de uso comum em uma edificação, a fim de que estes conservem suas capacidades funcionais de atender à todos, respeitando às necessidades e segurança dos usuários. Confira os principais itens do checklist de manutenção predial a seguir!
1. Sistema elétrico
O ideal é que o sistema elétrico seja conferido a cada seis meses. Na checagem, devem ser avaliadas possíveis corrosões, aquecimentos ou mau contato dos fios que levam a energia até os apartamentos.
É importante manter o quadro de força lacrado como prevenção de segurança, além disso, é imprescindível que um especialista cheque se há sobrecarga elétrica.
2. Gás
Um sinal que pode significar vazamento de gás, é a alteração na conta. Por isso, o checklist de manutenção predial deve incluir a verificação de todas as instalações por um técnico habilitado. Além disso, vale informar os condôminos da necessidade de reportar qualquer cheiro indevido e divergência em suas despesas com gás.

 

3. Elevadores e sistema de segurança
Algo que já acontece obrigatoriamente nos condomínios, é o contrato mensal com uma empresa para a verificação dos elevadores do edifício. O cuidado deve ser com a checagem, avaliando se esta é cadastrada no CONTRU — Departamento de Controle do Uso de Imóveis — no momento de sua contratação.

 

Com relação ao sistema de segurança do prédio, como portões eletrônicos, catracas de identificação e câmeras, o ideal é que se mantenha um contrato único de manutenção de todos estes aparelhos com a empresa especializada. Pois além de garantir maior economia, poderá oferecer atendimento com mais agilidade.

 

4. Caixas d’água e topo do prédio
Assim como a manutenção dos elevadores, é obrigatória a limpeza anual das caixas d’água pertencentes ao empreendimento. No entanto, o ideal é que ela seja antecipada para cada seis meses. Para evitar procedimentos inadequados e danos à estrutura dos recipientes, procure o serviço de especialistas.

 

O sistema de para-raios também é um item importante do checklist de manutenção predial. Verifique se está de acordo com a NBR 5419/2001, além de ralos desencaixados ou calhas obstruídas.
5. Garagem
A garagem deve atender às normas como a NR-26, que diz respeito a sinalização de segurança. Garanta que as demarcações de vagas estejam bem pintadas e com a iluminação adequada, uma dica é utilizar sensores de presença para economizar energia. Além disso, atente-se à eventuais trincas ou infiltrações no local, o que pode ser verificado pela própria zeladoria diariamente.

 

Um excelente checklist de manutenção predial deve ser planejado em conjunto com profissionais especialistas. Desta forma, conseguirá determinar todas as tarefas necessárias, bem como suas periodicidades.

Não deixe de conferir as soluções da Supergasbras para o seu condomínio e fique ligado no Superblog para mais conteúdos sobre o tema.