Voltar à visão geral do blog

Condomínio 08/10/2020

Checklist de Manutenção Predial

Checklist de Manutenção Predial
Os edifícios geralmente são elaborados pensando em abrigar seus moradores por um longo período de tempo. Por isso, todas as suas instalações devem ser e se manter adequadas para determinado uso, e isso significa ter um checklist de manutenção predial em dia!

O que é um checklist de manutenção predial?

Essa manutenção diz respeito à checagem de itens de uso comum em uma edificação, a fim de que estes conservem suas capacidades funcionais de atender à todos, respeitando às necessidades e segurança dos usuários.

Confira os principais itens do checklist de manutenção predial a seguir!

1. Sistema elétrico

O ideal é que o sistema elétrico seja conferido a cada seis meses. Na checagem, devem ser avaliadas possíveis corrosões, aquecimentos ou mau contato dos fios que levam a energia até os apartamentos. Isso evita não só possíveis curto-circuitos ou incêndios, mas também problemas no fornecimento.

É importante manter o quadro de força lacrado como prevenção de segurança, além disso, é imprescindível que um especialista cheque se há sobrecarga elétrica.

2. Gás

Um sinal que pode significar vazamento de gás é a alteração na conta. Por isso, o checklist de manutenção predial deve incluir a verificação de todas as instalações por um técnico habilitado.

Além disso, vale informar os condôminos da necessidade de reportar qualquer cheiro indevido e divergência em suas despesas com gás.

Caso o condomínio trabalhe com individualização, a checagem dos relógios deve fazer parte do checklist de manutenção predial. Assim é possível ter noção de como anda o consumo e garantir com mais certeza que não há vazamentos.

3. Elevadores e sistema de segurança

Algo que já acontece obrigatoriamente nos condomínios é o contrato mensal com uma empresa para a verificação dos elevadore. O cuidado começa na checagem, já na contratação, avaliando se esta é cadastrada no CONTRU — Departamento de Controle do Uso de Imóveis.

Com relação ao sistema de segurança do prédio, como portões eletrônicos, catracas de identificação e câmeras, o ideal é que se mantenha um contrato único de manutenção de todos os aparelhos com uma empresa especializada. Pois além de garantir maior economia, poderá oferecer atendimento com mais agilidade.

4. Caixas d’água e topo do prédio

Assim como a manutenção dos elevadores, é obrigatória a limpeza anual das caixas d’água pertencentes ao empreendimento.

No entanto, o ideal é que ela seja antecipada para cada seis meses. Para evitar procedimentos inadequados e danos à estrutura dos recipientes, procure o serviço de especialistas.

O sistema de para-raios também é um item importante do checklist de manutenção predial. Verifique se está de acordo com a NBR 5419/2001, além de certificar-se da existência de possíveis ralos desencaixados ou calhas obstruídas.

5. Garagem

A garagem deve atender às normas como a NR-26, que diz respeito a sinalização de segurança.

Garanta que as demarcações de vagas estejam bem pintadas e com a iluminação adequada, uma dica é utilizar sensores de presença para economizar energia. Além disso, atente-se à eventuais trincas ou infiltrações no local, o que pode ser verificado pela própria zeladoria diariamente.

Outro ponto importante aqui é a localização dos automóveis diante de possíveis vazamentos ou goteiras, que podem conter produtos corrosivos e/ou nocivos de alguma maneira à pintura dos veículos

Um excelente checklist de manutenção predial deve ser planejado em conjunto com profissionais especialistas. Desta forma, conseguirá determinar todas as tarefas necessárias, bem como suas periodicidades.

Não deixe de conferir as soluções da Supergasbras para o seu condomínio e fique ligado no Superblog para mais conteúdos sobre o tema.