Voltar à visão geral do blog

Negócio 30/03/2021

Forno Elétrico ou A Gás — Qual a Melhor Opção Para Seu Negócio?

forno_eletrico_ou_a_gas - SupergasBras
Na hora de decidir os principais aspectos de seu negócio, caso ele seja alimentício, uma das maiores dúvidas que podem surgir é se o melhor é apostar em forno elétrico ou a gás. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas qual será a escolha certa para seu negócio?
Se você está nesse impasse, o ideal é pensar bem e não esquecer dos custos fixos de cada tipo de alimentação, certo? Neste artigo, lhe daremos algumas dicas. Confira!

Vantagens e desvantagens do forno elétrico

Na hora de decidir se optam pelo forno elétrico ou a gás, muitos defendem que a primeira opção é a mais prática. Mas será que é verdade? Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens deste tipo de forno!
Uma das principais características apontadas é, de fato, a praticidade. O forno elétrico permite um controle exato da temperatura e também ajuda na hora de assar mais de um prato ao mesmo tempo. No entanto, ele demora mais para atingir a temperatura desejada, bem como para esfriar.
O forno elétrico também é mais compacto, o que ajuda em casos nos quais a cozinha é um pouco menor. Em contrapartida, ainda que seja menor, ele gera custos maiores não só na hora da aquisição do produto, mas também na conta de energia elétrica, cujo gasto é muito maior do que naqueles a gás.
Seu tamanho reduzido também pode trazer outra desvantagem, que é o problema para realizar preparos muito grandes. Porém, em caso de necessidade de desligar o forno, os alimentos se manterão quentes por mais tempo, já que ele demora mais para esfriar.

Vantagens e desvantagens do forno a gás

A primeira vantagem que pode ser destacada é, sem dúvida, a economia de insumos de gasto fixo. Um forno a gás gasta muito menos energia do que a opção elétrica,
Outro ponto a se considerar, muito comentado por especialistas, é que quando preparado em um equipamento a gás, a comida não traz um gosto residual típico dos preparos em forno elétrico, de modo que é a melhor para a cocção dos alimentos. Além disso, é a solução mais barata para seu estabelecimento.

Conclusão: forno elétrico ou a gás?

É difícil concluir, pois isso dependerá muito de como você trabalha em seu negócio. O maquinário de uma padaria, por exemplo, precisa cobrir necessidades diferentes dos equipamentos para hamburgueria. Geralmente apostar no equipamento a gás traz maior custo-benefício, 

principalmente para escolher um bom forno industrial.


O melhor é pensar no uso prático e, se possível, testar as duas opções para garantir a melhor escolha!


Agora que já sabe a melhor opção entre forno elétrico e a gás, veja como escolher o melhor fornecedor de gás para seu restaurante!