Super Blog

Meu Negócio

27Fev
Os Diferentes Usos do GLP nos Principais Tipos de Indústria

categorias: Meu Negócio,

Em todos os tipos de indústria, a eficiência energética é um dos aspectos mais importantes buscados pela gestão. Atingi-la não é uma tarefa fácil, mas utilizar as fontes de energia mais econômicas pode ajudar muito nesse ponto.

 

O GLP já é um grande expoente na atividade industrial e oferece mais economia para diversos setores! Confira detalhes neste artigo e entenda mais sobre os usos e benefícios do gás.

 

Para quais tipos de indústria o GLP é mais indicado?

 

Não importa o segmento, qualquer um dos tipos de indústria existentes gasta uma quantidade elevada de energia. Isso porque praticamente todas as operações de um chão de fábrica exigem uma alimentação energética constante, visando nunca parar a produção.

 

Por ser mais econômico do que outras fontes de energia, como gasolina, diesel e eletricidade, o GLP é um ótimo aliado do setor industrial. Os tipos de indústria que mais têm a ganhar com sua utilização são aqueles que operam em galpões totalmente cobertos, desde que utilizados os catalisadores necessários.

 

O que beneficia essas indústrias é o fato de que o GLP é mais limpo, ou seja, emite menos carbono e evita a fuligem originada pela combustão de itens como diesel e gasolina, que pode afetar muito a saúde dos colaboradores.

 

Aplicações e benefícios da utilização do GLP na indústria

 

Uma das principais vantagens do uso do GLP industrial é no caso da alimentação de motores. Além de permitir o funcionamento mais limpo, como falamos anteriormente, a operação torna-se mais suave, fluida e, acima de tudo, silenciosa se comparada à dos motores a combustão.

 

Outras possibilidades de uso do GLP nos variados tipos de indústria são:
 
  • • sistemas de congelamento e refrigeração;
  • • fornos variados, como metalúrgicos, da indústria de vidro e alimentos, têxtil, etc;
  • • gaseificação de algodão;
  • • aquecimento de água e ambientes;
  • • máquinas de corte de todos os tamanhos, em trilhos ou até mesmo tubos.

 

Conte com a qualidade Supergasbras

 

Quer investir em eficiência energética para sua indústria? Aproveite os serviços da Supergasbras! Temos tecnologias exclusivas à sua disposição para os mais diversos usos na indústria.

 

Oferecemos atendimento completo e consultoria para que você conheça os benefícios e entenda como fazer toda a mudança de sua indústria para garantir as vantagens do GLP industrial.

 

 
Para que você não tenha mais dúvidas, conversamos com um dos nossos especialista no assunto, o Gerente de Contas Corporativas da Supergasbras, Alexandre Baldotto

 

1) Quais os diferenciais e inovações que a Supergasbras desenvolveu para atender a indústria?

 

A Supergasbras sempre trabalha junto aos seus clientes procurando identificar formas de reduzir custo e melhorar a eficiência. Para o segmento industrial desenvolvemos um equipamento, chamado de PUREVAP, que é um vaporizador que utiliza o calor do sol para vaporizar o GLP.

 

Geralmente nestes equipamentos são utilizados eletricidade ou o próprio gás para aquecer a água. No caso do PUREVAP, a Supergasbras desenvolveu e patenteou um equipamento que usa o calor do ambiente para fazer esta troca, fazendo com que haja redução no custo para nossos clientes, pois não é necessário o uso de outra energia para vaporizar o gás.

 

O GLP, gás liquefeito de petróleo, é armazenado na forma líquida, porém consumido na forma gasosa. Para passar de um estado para outro precisa de calor. Com a nossa patente conseguimos fazer isto sem a necessidade de gastar dinheiro com este processo, bom para nossos clientes que podem cortar estes custos, sem contar que é um equipamento sustentável que usa o calor do sol para gerar energia.

 

Além do equipamento, nós da Supergasbras acreditamos que junto com os nossos clientes fazemos a diferença. Para isto temos um grupo de consultores altamente especializados em utilizar o GLP como solução energética, seja na redução de custos, seja na melhoria da eficiência / redução de emissões.
 
Nossos Consultores fazem visitas aos nossos clientes e fazem uma consultoria para substituir combustíveis ou melhorar os processos de fabricação. Claro que tudo em parceria, pois somos especialistas na utilização do GLP e os clientes são os especialistas no que fazem, estas parcerias que nos fazem ser diferentes no mercado.

 

2) Por que ter um sistema de reserva de Gás LP pode ser uma boa alternativa para as indústrias que usam gás natural?

 

Todas as indústrias têm uma preocupação enorme com o funcionamento de suas produções sem que haja paradas não planejadas. Prejuízos gigantes podem acontecer com paradas não programadas de minutos, horas ou dias. Por isto que ter um estoque de gás independente da rede de distribuição funciona como uma segurança para que os processos de fabricação nunca parem.

 

Fornos de milhões de reais podem ser destruídos com a parada repentina e assim por diante. Além disto, muitas empresas sofrem com as quedas de pressão na linha em determinados momentos, o gás LP pode substituir o GN de forma rápida, garantindo assim a qualidade da produção, sendo necessários somente pequenos ajustes nos queimadores.

 

Existe ainda a possibilidade de usar os MIXER, que produzem o ar propanado, que é uma mistura de Gás LP e ar, gerando um combustível semelhante ao GN sem que seja necessário nenhum ajuste de queimadores.

 

3) Em quais segmentos da indústria é possível usar o Gás LP?

 

O Gás LP é um combustível limpo com baixa emissão de CO2 e com alto poder calorífico. Com sua pressão relativamente baixa é possível reduzir o volume e transportar grande quantidade de gás para qualquer lugar. Estas características o colocam como o combustível mais versátil que temos, pois tecnicamente pode ser utilizado em qualquer aplicação industrial.

 

O Gás LP pode ser utilizado na cocção de alimentos, em aerossóis, em grandes fornos de diversos segmentos, como os siderúrgicos, em rotomoldagem, cabines de secagem de pinturas, estufas, ramas têxtil, corte e desempeno de chapas, na secagem de areia e pedras, usinas de asfalto, etc.

 

4) Como o gás LP pode ser mais vantajoso para indústria como papel e celulose, usinas de asfalto, de vidro e plástico?

 

Como dito anteriormente quando falamos em produção com eficiência, diminuição de emissões de particulados ou CO2, o Gás LP é a melhor opção. O alto poder calorífico e a versatilidade fazem com que estes segmentos possam alcançar produtividade acima do que tem atualmente.

 

Em usinas de asfalto, por exemplo, a utilização do gás LP faz com que os secadores consigam aumentar sua produtividades e reduzir de forma sensível o volume de emissão de poluentes, diminuindo assim as trocas de filtros manga e as manutenções na usina. O ambiente com a substituição de óleo por Gás LP, combustível bastante usado neste segmento, faz com que as condições de salubridade para os operadores melhore muito.

 
 
Aposte em um melhor rendimento, com mais economia e eficiência nos processos. Opte pelo GLP da Supergasbras! Para mais artigos como esse, acesse nosso blog.