Super Blog

Supergasbras

07Nov
Vida de Síndico — Conheça as Rotinas e Obrigações

categorias: Supergasbras,Minha Casa,

Realizar a gestão de um condomínio não é tão simples assim. Conseguir manter a ordem entre os moradores, fiscalizar se as regras estão sendo seguidas e outras tarefas fazem parte da vida de síndico.

Para conseguir que todas as normas sejam aplicadas e seguidas pelos condôminos, é necessário utilizar-se não somente do regulamento interno, mas também da constituição, do código civil, das leis estaduais e municipais e dos temas propostos e discutidos em assembleias do condomínio.

Vida de síndico: quais são as suas obrigações?

O síndico deve propor, fiscalizar e também obedecer regras e leis. É ele quem zela pelos direitos e deveres dos condôminos, mantendo a igualdade e coletividade no condomínio.

Com relação às obrigações da vida de síndico, podemos citar:

• administrar questões burocráticas;
• realizar a assembleia dos condôminos;
• garantir a igualdade entre moradores;
• fiscalizar se todas as normas estão sendo cumpridas;
• administrar questões de contratação de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços;
• zelar pela preservação e conservação das áreas do condomínio;
• elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
• garantir a segurança do condomínio;
• cobrar contribuições, contas e multas dos moradores;
• ser o principal ponto de contato entre a administradora e os moradores e funcionários do condomínio.

Como é a rotina de um síndico?

Sobre a rotina do síndico, não há uma regra estabelecida. Cada um pode organizar suas tarefas de acordo com suas necessidades e preferências. Porém, há alguns pontos importantes que precisam ser seguidos dia a dia.

Converse com o zelador, observe se a limpeza está em dia, recolha o lixo, organize o hall e as salas de convivência.

Verifique o jardim, veja se precisa realizar alguma podação e regue as plantas diariamente ou pelo menos a cada dois dias. Vá até a área da piscina e veja aspectos como filtragem, limpeza e cloro (este último pode ser feito a cada dois dias).

Caso perceba alguma depredação ou objetos esquecidos nos ambientes do prédio, verifique as câmeras de segurança ou faça comunicados. Em casos de pessoas específicas, comunique o morador imediatamente. Já aproveite para averiguar se todos os sistemas de segurança estão funcionando como deveriam.

Confira as escadas de emergência, se não estão obstruídas; analise se os elevadores estão operando com normalidade e veja os quadros de comando e tubulações.

Separe um momento para verificar contas, documentos, realizar observações e preparar o conteúdo das próximas reuniões condominiais.

Agora que você já conhece bem a vida de síndico, está apto a exercer essa função! Para melhorar ainda mais o seu trabalho, separamos este checklist de como escolher o prestador de serviço ideal para o condomínio e estas dicas para realizar uma gestão de sucesso!

Aproveite os conteúdos e continue acompanhando o blog da Supergasbras!