Voltar à visão geral do blog

Negócio 13/10/2020

3 Dicas para Trazer Mais Economia e Sustentabilidade para a sua Indústria

Dicas para Trazer Mais Economia e Sustentabilidade para a sua Indústria

Infelizmente, a economia e a sustentabilidade ainda são temas q pouco tratados na maioria das empresas, principalmente nas indústrias. É fato que de tempos para cá, muitas organizações adotaram medidas de preservação, porém, elas ainda não são suficientes se compararmos a todos os anos de degradação.

Descubra no artigo três dicas para economizar e ter uma empresa mais sustentável!

Como praticar a economia e sustentabilidade na indústria?

Você já ouviu aquela frase “se cada um fizer a sua parte, já ajuda.”? Pois bem, se cada indústria brasileira colaborar com o mínimo para a economia e sustentabilidade do Planeta, reduzíremos muito os impactos causados por elas aos animais, à natureza e à saúde humana.

Para garantir um futuro melhor, devemos pensar em medidas para serem aplicadas no hoje e não daqui alguns anos. Imagine um mundo sem água, alimentação ou energia! Certamente se não aplicarmos ações sustentáveis nas empresas é isso que acontecerá.

Que tal começar em sua organização? Confira algumas ideias abaixo:

1. Logística reversa

A logística reversa é um conjunto de procedimentos que cuida do fluxo de produtos e embalagens no pós-consumo. Basicamente, existe um ciclo de todos os produtos, sendo ele:

- indústria: onde tudo é produzido e embalado;

- distribuição: as empresas distribuem o que foi produzido para o comércio;

- varejo: onde os produtos são vendidos;

- consumidor: usam produtos e descartam embalagens;

- coleta: os catadores coletam e fazem a seleção das embalagens descartáveis;

- reciclagem: todo material descartado é reciclado e transformado em matéria-prima para outras finalidades.

Mas como a indústria pode colaborar para este fluxo? Indo atrás das suas embalagens descartadas pelos consumidores. Um pote de plástico, por exemplo, pode se transformar em outro envoltório para os produtos.

2. Combustível mais econômico

Empilhadeiras são essenciais para o transporte de caixas e outros materiais em uma indústria. Por isso, a quantidade delas é realmente alta no chão de fábrica.

É possível ter mais economia e sustentabilidade utilizando o combustível certo para as empilhadeiras. O gás GLP, por exemplo, pode ser a solução. Isso porque ele é mais eficiente, mais limpo em relação a emissão de componentes tóxicos e é muito mais econômico.

Além disso, é a única opção de empilhadeira a combustão para locais cobertos, devido à baixa octanagem, e pode ser usado em ambientes internos, como alternativa de equipamento elétrico. O melhor é que é de fácil aquisição!

3. Energia renovável

Fontes de energia renovável, como a solar, não são mais uma novidade em muitas indústrias. A instalação é bem simples e pode ajudar efetivamente na economia e sustentabilidade.

Por meio de painéis fotovoltaicos, que captam a luz solar, é possível produzir energia quando a luz atinge o inversor solar, que a converte em energia e distribui para todo o local.

Gostou das dicas? Confira mais artigos sobre o tema no blog da Supergasbras!