Voltar à visão geral do blog

Supergasbras 24/09/2021

Doação de córneas, entenda como funciona!

A Supergasbras está participando da campanha de doação de córneas com a INTO (Instituto Nacional de Traumologia e Ortopedia). Sendo assim, em parceria, resolvemos tirar algumas dúvidas das perguntas mais frequentes, acompanhe a seguir:

O que é córnea, e para que serve?  

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho que serve para proteger a parte frontal do olho e também a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho. Se a córnea embaça, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perder a visão.

Para que serve o transplante de córnea? E como é feito? 

Os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão. Durante um transplante de córnea, o botão central da córnea embaçada é trocado por um botão central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea.

O olho inteiro pode ser transplantado?

Não. Somente alguns tecidos oculares, como a córnea e a esclera, e células-tronco da córnea, podem ser utilizados com fins terapêuticos.

O que são bancos de olhos? E por que as córneas precisam ir para lá? 

São instituições responsáveis pela retirada, transporte, avaliação, classificação, preservação, armazenamento e disponibilização dos tecidos oculares doados. E só os Bancos de Olhos estão preparados para realizar o necessário controle de qualidade dos tecidos oculares doados que serão distribuídos para transplante. Esta é a única maneira de garantir que os procedimentos de processamento serão feitos de maneira ética e com segurança.

Quem pode doar? 

Qualquer pessoa! Independentemente da idade e do uso de correção visual (óculos ou lentes de contato), ou de alguma possível doença. Os distúrbios de refração (como miopia, hipermetropia e astigmatismo) e outros distúrbios visuais (como catarata e glaucoma) não impedem a doação.

Causa deformação visual no doador?

Não. Os tecidos são retirados de acordo com técnica cirúrgica que não deixa vestígios. A doação não modifica a aparência do doador.

Qual o tempo para doação após o óbito? E o que pode ser feito para a preservação? 

O ideal é que os tecidos oculares doados sejam retirados até 06 (seis) horas após o falecimento. Por isso, o Banco de Olhos deve ser avisado rapidamente. Mas, caso haja resfriamento do corpo este prazo pode ser maior (em alguns casos, pode ser de até 24 horas). E para preservação, manter as pálpebras bem fechadas e, se possível, colocar gelo sobre os olhos (tomando cuidado para que as pálpebras estejam, sempre, bem fechadas e para que o gelo não provoque um peso excessivo sobre os olhos).

Essas são as dúvidas mais frequentes, te ajudaram? 

Além das córneas, vários outros órgãos e tecidos podem ser doados, e boa parte ainda em vida.

Que tal se aprofundar mais no assunto e ajudar a salvar a vida de alguém?