Sustentabilidade

Sustentabilidade na Supergasbras
Conheça nossas ações


Nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável do país não fica apenas dentro de nossa empresa. Muito além de cumprirmos as leis ambientais e trabalhistas — com relação à força de trabalho e às comunidades das quais fazemos parte —, desenvolvemos ações e projetos que traduzem nossa responsabilidade socioambiental.

Para isso, integramos os Conselhos Empresariais de Responsabilidade Social e de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e o Conselho de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), com participação ativa em ambos.

Temos um relacionamento ético e transparente com acionistas, colaboradores, clientes, revendedores, fornecedores e instituições governamentais. Realizamos negociações economicamente viáveis, ambientalmente aceitáveis e socialmente justas.

Portanto, temos muito cuidado com nossas ações de sustentabilidade e prezamos por isso em nosso catálogo de produtos oferecidos.

Imagem Sustentabilidade

O que é a sustentabilidade na Supergasbras?

Além de trabalharmos com o GLP — reconhecido como o combustível convencional mais limpo disponível — e conseguirmos diminuir o impacto ambiental do carbono ano após ano, praticamos também diversas outras ações: 

  • realizamos instalações com o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários;
  • investimos em tecnologia e em infraestrutura para aumentar a segurança e contribuir com a qualidade de vida dos trabalhadores;
  • reformamos as áreas de lazer e escritórios das unidades;
  • prosseguimos com as obras de cobertura das áreas de carga e descarga nas engarrafadoras e depósitos;
  • implementamos mecanismos que ajudam a reduzir o impacto causado pelas fontes de ruído;
  • minimizamos as chances de riscos ergonômicos das operações, ajudando a preservar a saúde física dos funcionários;
  • desenvolvemos projetos de energia renovável nas instalações;
  • elaboramos um plano de auditoria de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente, verificando se as ações estão sendo feitas da maneira correta;
  • implementamos projetos para reduzir as emissões atmosféricas;
  • reaproveitamos sucatas metálicas;
  • criamos projetos de redução de consumo de água e energia;
  • modernizamos a frota, gerando menos consumo de combustível e menor geração de poluentes;
  • realizamos investimentos significativos em tecnologia que trazem mais eficiência às operações da Supergasbras.
super do bem
Contribuir com a educação e a cultura nas comunidades onde atua é a base do trabalho desenvolvido pela área de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras.

Para nós, o saber, o esporte e a arte são uma ferramenta de transformação para uma sociedade mais consciente e sustentável. Inovamos sempre nas nossas iniciativas, que estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares estratégicos da Supergasbras.

Além disso, desenvolvemos algumas ações sociais e fomos até mesmo reconhecidos por uma série de projetos desenvolvidos. São eles:

A Supergasbras conquistou o Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, na categoria “Gestão Ambiental Responsável”. A Certificação reconhece e estimula as empresas que mantêm boas práticas socioambientais, com a difusão de exemplos fundamentados na sustentabilidade, na justiça social e no respeito à vida.
Temos um código que define o posicionamento oficial da empresa diante de questões como corrupção, normas de conduta e relacionamento com públicos externos.
Nosso manual orienta os funcionários sobre as boas práticas e procedimentos de governança externa e interna. Todos os colaboradores são informados sobre as políticas e códigos por meio de comunicados internos. Além disso, a Supergasbras inclui nos contratos que assina com seus parceiros comerciais uma cláusula anticorrupção, que diz que o parceiro se compromete a seguir todas e quaisquer normas relativas às leis brasileiras sobre o tema.
Para fazer parte do cadastro da Supergasbras, os fornecedores de materiais e de serviços precisam comprovar que estão adequados a uma série de exigências quanto ao nível de serviço e suas práticas de responsabilidade socioambiental. Os contratos incluem cláusulas de certificações como a ABNT NBR ISO: 9001, a observação de boas práticas ambientais e vetam o emprego de trabalho infantil ou análogo ao escravo.
A Supergasbras faz parte do Pacto Empresarial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nele, nos comprometemos a combater o preconceito e a violência e recomendamos os nossos parceiros para que também sigam os princípios do pacto.
Cerca de 5 mil revendedores compõem a rede de distribuição da Supergasbras. A empresa investe em consultoria, capacitação e treinamento para os profissionais da revenda, que representam a Supergasbras diante do público consumidor. A área de Negócios tem reuniões periódicas com os parceiros, nas quais discutem estratégias e planos. Os encontros incluem palestras sobre boas práticas, normas concorrenciais, governança e compliance, o que contribui com a disseminação dos valores da empresa.
O Instituto de Desenvolvimento Supergasbras é uma plataforma de e-learning na qual estão todos os conteúdos de treinamento e desenvolvimento da empresa. Alguns exemplos de materiais disponíveis são atividades presenciais e à distância, informações sobre o ciclo de RH e sugestões de aprendizado gratuitos.
Nossa preocupação vai além de entregar um produto de qualidade aos nossos clientes, mas queremos também contribuir e ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor, com menos ações que impactam negativamente no meio ambiente e com projetos sociais que ajudam a conscientizar a sociedade.