Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Supergasbras

O caminho para a nova Su

04/09/2025

De geração em geração, a Supergasbras está com você. E com a Su, nossa conexão ficou ainda mais humana.

Há 79 anos, a Supergasbras está presente em todo o Brasil, distribuindo o gás que fornece energia pra abastecer milhares e milhares de casas, comércios e indústrias pelo país. E é claro que, depois de tanto tempo, a conexão com o público que sempre esteve com a marca só aumentou. Mas, em um mundo cada vez mais conectado, surgiu a necessidade de estreitar ainda mais essa relação.

E tudo começou com muito estudo para ver como o consumidor via a Supergasbras. Em um mercado extremamente competitivo, com pouca diferenciação de produto, a busca por uma construção de marca que fosse lembrada era o principal desafio.

Com isso, a estratégia de fortalecer o produto como um ativo de branding e humanizar a relação da marca com os consumidores começou a ser desenhada.

Nasce a Su

Foi aí que nasceu a ideia: criar uma personagem que vai conversar com o público e, indo além, estreitar um vínculo entre a marca e os consumidores. E assim veio a Su, a brand persona da Supergasbras.

A ideia foi usar uma estratégia de “arquétipos”, tipo personagens que a gente reconhece. De um lado, o Herói, que é o nosso botijão de 13kg, o famoso Douradinho. Do outro, a Pessoa Comum, a Su, que chega com o propósito de humanizar a marca e gerar mais aproximação com as pessoas, e isso tudo levando em consideração um mercado supercompetitivo.

A Su chega para ser a amiga do público, “a portadora de boas notícias” que humaniza o papo sobre gás.

Mas quem é a Su na vida real?

A Su é carismática, superdescolada, sempre positiva e pronta pra ajudar. Ela não é um robô de SAC. Ela é uma personagem dinâmica que se adapta a cada lugar que aparece:

  • Com a gente (o consumidor): ela entende nossas dores, traz conforto e segurança, mostrando que a Supergasbras está ali pra facilitar o dia a dia.
  • Com os colaboradores: pra eles, a Su é a humanização da marca que eles já amam (inclusive, a empresa é certificada como um ótimo lugar para trabalhar). Por isso, todo mundo abraçou a Su rapidinho.
  • Com os revendedores: ela ajuda a mostrar o "Douradinho", as promoções e os jeitos fáceis de pedir gás (pelo app e WhatsApp).

A Su domina as redes sociais!

Sabe por que a Su é tão legal? Porque ela é como uma amiga próxima. No Instagram, ela entende dos memes e tá sempre por dentro das últimas tendências, deixando a marca superatual.

No TikTok, ela troca com o público mais jovem, sempre conectada às trends do momento, influenciadores e vídeos que estão em alta na plataforma. Até no LinkedIn, ela mostra a estratégia por trás dela para o mundo dos negócios! E no Facebook, ela continua a espalhar conteúdo relevante.

A Su tá crescendo!

A nova Su passará por uma evolução, ganhando novas poses e mais movimento. A partir de agosto de 2025, a Su estará mais próxima do público final e cada vez mais conectada ao mundo tech, acompanhando as novidades e inovações da área.

E os resultados?

Em apenas um ano (de junho de 2024 a julho de 2025), a Su provou que veio pra ficar:

  • Muita gente viu: mais de 16 milhões de pessoas foram alcançadas.
  • Interação: mais de 230 mil engajamentos (curtidas, comentários e compartilhamentos).
  • Engajamento lá em cima: a taxa de engajamento dos posts com a Su é de 2,3%, isto é, quatro vezes mais que a média geral da Supergasbras e duas vezes mais que a média do mercado.
  • Protagonista: em 70% das publicações que se destacaram no Instagram, a Su era a estrela principal.
  • Hit: teve post com a Su que alcançou mais de 1 milhão de pessoas.

A Su é a prova de que humanizar uma marca e se conectar de verdade com o público faz toda a diferença. Ela conseguiu tirar a marca do “lugar comum da categoria”, construindo uma relação ainda mais próxima com o consumidor.

E para acompanhar tudo sobre a Supergasbras e a Su, é só acessar os canais oficiais aqui: Facebook, TikTok, InstagramLinkedIn.