Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Agronegócio 10/05/2021

Qual a Importância da Automação de Processos Agrícolas?

automação de processos agrícolas

A tecnologia vem se unindo cada vez mais aos ofícios tradicionais, mostrando que é possível melhorar ainda mais a produção no campo. É o caso da automação de processos agrícolas, que traz inúmeros benefícios para os trabalhadores da área.


Veja só como é interessante passar por essa industrialização para o agronegócio!


Conheça as vantagens da automação de processos agrícolas


A agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade. Porém, isso não significa que ela deve ficar para sempre parada no tempo e se apoiando nas técnicas usadas milênios atrás. 


Com o passar dos séculos, foram desenvolvidas novas ferramentas para tornar o agronegócio ainda mais produtivo. Para mencionar, alguns dos instrumentos utilizados nessa fase tecnológica são:


  • drones para captar imagens aéreas das plantações;

  • sensores que identificam status das plantas: níveis de água, infestação de pragas, doenças, etc;

  • softwares que integram dados a computadores e tablets para compartilhar as informações desses equipamentos;

  • sistematização de processos de irrigação, colheita e torra de grãos.


A automação de processos agrícolas é um dos exemplos de como a tecnologia trouxe vantagens para a área. Conheça a importância em apostar nesse método!


Aumento da produtividade


Usar um maquinário para executar determinadas tarefas faz com que a produtividade aumente exponencialmente. Isso porque a sua capacidade de produção por minuto é muito maior em relação à artesanal — somando a isso o fato de que o equipamento pode trabalhar por muito mais horas por dia.


Padrão de qualidade


As máquinas irão operar sempre usando o mesmo comando, a mesma velocidade e a mesma temperatura, a menos que você faça alguma alteração no sistema. Portanto, você garante uma padronização na qualidade do resultado.


Redução de perdas


Considerando o ponto anterior, a automação de processos agrícolas, por aumentar a padronização, também reduz o número de perda e desperdício de insumos.



Segurança para os trabalhadores


Algumas atividades, quando feitas de forma manual, podem ser perigosas para os trabalhadores. É o caso da torra do café e da soja, por exemplo, que pode gerar algum acidente e machucar a pessoa que estiver mexendo com altas temperaturas.


Quando você aposta na tecnologia, não é preciso que alguém fique diretamente envolvido no processo, aumentando a segurança entre os colaboradores.


Redução de impactos ambientais


Citando o mesmo exemplo anterior, a torra do café pode ser uma atividade que causa inúmeros impactos ambientais negativos quando feita de forma inadequada ou até mesmo “rústica”.


A queima usando lenha, por exemplo, emite gases poluentes para a atmosfera. Portanto, o ideal é que você aposte na automação com equipamentos que usem o gás LP, que é uma fonte de energia eficiente e limpa. 


A automação de processos agrícolas é importante para a produção dos insumos, mas quando aliada a uma fonte de energia ou combustível que não prejudica a natureza também ajuda a diminuir impactos ambientais. É o caso do GLP da Supergasbras, que é sustentável
!