Voltar à visão geral do blog

Casa 08/11/2023

Desconfia de um possível vazamento de gás?

Desconfia de um possível vazamento de gás?

A segurança é uma prioridade quando se trata de lidar com gás em nossas casas ou estabelecimentos comerciais. Detectar um possível vazamento de gás o mais rápido possível é crucial para evitar acidentes graves.


Neste artigo, compartilhamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar um possível vazamento de gás. Lembre-se sempre de seguir as medidas de segurança adequadas e, se suspeitar de um vazamento, entre em contato imediatamente com profissionais especializados através dos nossos canais digitais. 


Aja preventivamente! 


É essencial agendar inspeções periódicas e prestar atenção à validade da sua mangueira e ao registro de gás.


A detecção precoce de um vazamento de gás é fundamental para evitar acidentes. Então aja preventivamente e esteja sempre atento aos sinais descritos abaixo.


Como descobrir um vazamento no momento da instalação? 


É muito importante verificar na hora da instalação do botijão de gás se há algum tipo de vazamento. Para isso, você vai precisar de uma esponja, água e detergente:


  1. Primeiro, misture água com o sabão líquido em um borrifador. 

  2. Em seguida, borrife a solução na esponja e passe-a nas conexões de gás, tubulações e reguladores. 

  3. Observe se há a formação de bolhas. Se houver, o teste deu positivo para vazamento de gás. 

  4. Feche novamente o registro de gás e entre em contato com conosco.

Caso haja um vazamento, você deverá…

Ficar atento aos sinais de odor característico! 

Primeiramente, preste atenção ao cheiro do ambiente. Apesar de a maioria dos gases combustíveis ser inodora por natureza, um odor característico é adicionado a esses gases para que possam ser facilmente detectados.


Então, se você sentir um cheiro estranho - que muitas vezes é descrito como semelhante a enxofre ou ovo podre -, é possível que esteja ocorrendo um vazamento de gás.


O que fazer se você sentir cheiro de gás?


Primeiro de tudo, aja preventivamente seguindo as recomendações a seguir:


  • Não acenda ou apague as luzes; 

  • Abra as portas e janelas; 

  • Mantenha pessoas e animais longe do local; 

  • Feche o registro ou a alavanca do regulador de pressão de gás; 

  • Sempre que possível levar o botijão para local aberto e arejado, de preferência pro lado de fora da casa ou estabelecimento; 

  • Entre imediatamente em contato com a assistência técnica para informar o problema e pedir ajuda;

  • E, em casos mais graves, ligue para o Corpo de Bombeiros - 193.


Assim que tiver todas as informações em mãos, entre em contato conosco através do WhatsApp para agendar uma visita técnica e realizar a troca da peça em questão. Ah, e não tente consertar o vazamento usando o fogão. Combinado?


Gostou dessa matéria? Gostaria de receber mais dicas como essa? Então acompanhe a Supergasbras nas nossas redes sociais (Facebook, TikTok, Instagram e LinkedIn) e fique ligado em nosso blog para ficar sempre por dentro de todas as dicas desse universo. 


Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.