Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Casa 05/06/2024

Crie sua própria horta: 7 dicas para criar um jardim sustentável na sua casa

Crie sua propria horta: 7 dicas para criar um jardim sustentavel na sua casa

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), dia de colocar as mãos na terra e criar lindos e funcionais espaços verdes dentro de nossas casas. E aí, topa o desafio?


1. Escolha o local adequado:


Antes de começar a plantar, é muito importante escolher um local que receba luz solar direta por pelo menos seis horas por dia. Depois disso, certifique-se também de que o solo seja fértil e tenha uma boa drenagem para garantir o crescimento saudável das plantas que logo virão.



2. Como selecionar o tipo certo de planta:


Na hora de escolher as plantinhas ideais para sua horta, opte por variedades que tenham uma boa adaptação ao clima e às condições locais. Vegetais como tomate, alface, cenoura, cebola e ervas aromáticas são ótimas opções para começar. 


Além disso, considere plantar algumas flores para atrair abelhas e borboletas como, por exemplo: lavanda, margarida ou girassóis.



3. Preparação do solo:


Lembre-se, antes de começar a plantação, prepare o solo adicionando compostos orgânicos ou adubo para enriquecê-lo com nutrientes essenciais. Assim você garante o crescimento saudável das suas plantas.



4. Plantio e cuidados:


Ao plantar suas mudas e sementes, mantenha uma distância adequada entre elas para permitir o crescimento saudável das raízes. Essa distância pode variar de acordo com o tipo de planta e das condições do seu jardim, observe:

  • Mudas de hortaliças: geralmente, o espaçamento entre as mudas deve ser entre 20 a 30 centímetros, dependendo do tamanho final da planta.

  • Árvores frutíferas: varia conforme a espécie da árvore e o método de cultivo (por exemplo, em linha reta ou em forma de pomar). Geralmente, as árvores frutíferas precisam ser plantadas a uma distância de pelo menos 3 a 5 metros uma da outra.

  • Sementes em canteiros ou linhas: ao semear diretamente no solo, é importante seguir as instruções específicas para cada tipo de planta. Geralmente, sementes menores podem ser plantadas próximas umas das outras (cerca de 10 centímetros), enquanto sementes maiores, como abacates, precisam de mais espaço. 

  • Plantas em vasos ou recipientes: antes de tudo, garanta que haja espaço suficiente para o crescimento das raízes. O tamanho do vaso dependerá do tamanho da planta e da profundidade necessária para as raízes. 


Além disso, regue o seu jardim regularmente, evitando encharcar o solo, e remova as ervas daninhas que forem aparecendo.



5. Escolha de árvores e plantas ornamentais:


Além da horta, considere plantar árvores frutíferas e ornamentais para tornar seu jardim ainda mais atraente. 


Escolha árvores nativas que sejam adequadas ao clima local e que forneçam sombra e frutos como, por exemplo, um limoeiro, uma laranjeira, pereira ou uma amoreira.



Ao cultivar sua própria horta, você estará reduzindo o consumo de alimentos industrializados e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, o contato com a natureza e o trabalho manual que você fará no jardim podem trazer benefícios para a sua saúde física e mental.


Cultivar uma horta em casa é uma maneira gratificante de viver em harmonia com a natureza e promover um estilo de vida mais saudável e sustentável. Então movimente-se e faça já o seu espaço verde. Não deixe de compartilhar a sua experiência e conhecimento com amigos, familiares e vizinhos. Inspire outras pessoas a se conectarem com a terra e claro, a adotarem práticas mais sustentáveis em suas próprias vidas. 

 


Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso Superblog e nos siga nas redes sociais (Facebook, TikTok, Instagram e LinkedIn). 


Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou pelo WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.