Voltar à visão geral do blog

Negócio 17/08/2018

3 Técnicas Para Reduzir Custos Com Seu Restaurante Self Service

reduza_custos_com_self_service - SupergasBras
Um dos maiores desafios na gestão de um negócio é, sem dúvidas, lidar com os custos. No setor alimentício, principalmente, são necessários muitos insumos e produtos para que o trabalho possa ser feito. Às vezes o gasto com desperdício e o prejuízo com perdas pode ser grande, e um exemplo evidente disso é o restaurante self service.
Quer aproveitar melhor a lucratividade de seu estabelecimento e se dar bem com as contas? Aproveite nossas dicas abaixo!

1. Faça renegociações com fornecedores

Às vezes alguns fornecedores estão muito caros para o rendimento do restaurante e nem sempre é fácil perceber diante do volume de pagamentos. Por isso, o ideal é que, de tempos em tempos, você avalie as contas do seu estabelecimento e veja se um outro fornecedor está gerando um gasto muito excessivo.
Se estiver, o melhor a se fazer é tentar renegociar o preço e prazo de pagamento. Faça um acordo comprando quantidades maiores (atente-se ao prazo de validade) ou, se não for possível, até mesmo mudar de fornecedor. De repente apostar em uma outra opção mais próxima de seu estabelecimento pode reduzir os custos de logística e entrega.
Caso precise de ajuda, utilize nossa planilha de controle de estoque!

2. Reduza o desperdício

Um dos maiores problemas do restaurante self service, principalmente para quem paga as contas, é o desperdício. Porém, se é impossível evitá-lo totalmente por parte dos clientes, há como reduzi-lo na cozinha para não agravar o problema.
Faça um levantamento que relacione o quanto de cada alimento é comprado e com que frequência são utilizados, além de registrar o que é jogado fora tanto por prazo de validade quanto por ter apodrecido ou estragado de alguma maneira. Isso fará com que você tenha muito mais certeza do que vale a pena manter ou não em seu restaurante. Uma outra boa ideia é pensar se você não pode trocar uma receita por outra para aproveitar mais os insumos.

3. Faça parceria com outro restaurante self service

Existem regiões na cidade em que o modelo self service é extremamente explorado, principalmente entre os trabalhadores de locais próximos. Portanto, é muito comum que você, como dono de um restaurante desses, possa encontrar outro estabelecimento próximo que precisa de grande parte dos mesmos insumos que você.
Fazer uma parceria com outros restaurantes e utilizar um fornecedor somente pode ser vantajoso, principalmente se vocês dividirem taxas de entrega e puderem trocar possíveis excessos. Ademais, fazer um pedido grande pode gerar descontos, o que significa menos gastos para ambos.
Gostou das ideias? Aplique em seu restaurante e reduza ainda mais seus custos com as soluções de gás para comércio da Supergasbras!