Voltar à visão geral do blog

Negócio 10/08/2018

Como Montar um Restaurante Realmente Lucrativo?

como-montar-um-restaurante-realmente-lucrativo
Saber como montar um restaurante que seja realmente lucrativo é a realização dos sonhos de muitos donos de estabelecimentos. Mas essa conquista não chega da noite para o dia.
É preciso se dedicar e planejar bem o negócio para que seu restaurante tenha o reconhecimento que merece. Afinal, um negócio gastronômico envolve questões importantes para os clientes, como excelente comida, limpeza e atendimento. Confira como você pode atingir essa excelência.

Faça uma pesquisa detalhada para seu planejamento

O planejamento começa já na pesquisa. No caso de um restaurante, o primeiro passo é o local onde ele será instalado. Verifique se existe demanda na região e também estude sua concorrência. É nessa fase que você vai entender seu público-alvo.
É importante conhecer o seu público. Por exemplo, se você quer ter um estabelecimento em uma região comercial, seus clientes certamente serão os funcionários destes locais. Assim, seu maior movimento deve ser no horário de almoço. A partir de informações deste tipo você projeta a estrutura e características do seu negócio.

Defina o tipo de restaurante que você vai abrir

A partir da pesquisa inicial você vai poder direcionar o tipo de restaurante, caso não tenha essa ideia definida ainda. Buffet self-service, à la carte, tradicional, franquia, temático… São muitas opções. Se você estudou bem o local e já conhece seu público, essa decisão fica mais fácil.
Caso não tenha experiência alguma nessa área e tudo seja novidade, busque ajuda especializada de consultorias.

Fornecedores: o segredo de como montar um restaurante

Um dos grandes trunfos em restaurantes bem sucedidos está na escolha acertada dos fornecedores. Seja de alimentos, limpeza, materiais em geral, gás ou equipamentos, se você não contar com uma boa rede de fornecedores terá problemas. E aí seu plano de um negócio lucrativo pode ir por água abaixo.
Procure fechar parcerias que possam te dar condições vantajosas de negociação, prazos, e claro, sem abrir mão da qualidade do serviço e produtos.

Capriche na higiene e no treinamento de funcionários

Limpeza em um restaurante é palavra de ordem, portanto, o local deve seguir as regras de higiene da Vigilância Sanitária. Não adianta saber tudo sobre como montar um restaurante e pecar nessa área.
Quem quer a casa cheia com frequência também precisa ter uma equipe craque no atendimento. Se seu restaurante falhar nesse quesito, os clientes não vão voltar, assim como o seu lucro.
Não economize em treinamento e qualificação dos colaboradores para que eles vistam a camisa do seu estabelecimento. Ter clientes satisfeitos é sinônimo de movimento garantido!
Agora que você já sabe tudo sobre como montar um restaurante realmente lucrativo, que tal experimentar as soluções que a Supergasbras tem para você?! Confira!