Voltar à visão geral do blog

Negócio 04/12/2019

3 Dicas Infalíveis Para um Bom Controle de Contas em Seu Supermercado

infaliveis para um bom controle de contas em seu supermercado

Ter um controle de contas cuidadoso e eficiente é algo necessário para toda empresa. Entretanto, no caso de um supermercado isso é ainda mais importante, pois há muitas entradas e saídas no fluxo de caixa que devem ser analisadas para evitar problemas.

Existem alguns detalhes que merecem atenção na hora de construir um controle para as despesas do estabelecimento. Falaremos sobre os principais neste artigo. Confira e coloque em prática em seu supermercado!

1. Desenvolva um sistema de controle de contas

Trabalhar com controle de contas é algo que deve ser feito de maneira confortável para o gestor. Porém, o ideal é que você aposte em soluções digitais.

Uma das maneiras mais recomendadas para se trabalhar são as planilhas. Por meio delas é possível guardar informações de outros períodos, compará-las e dividir em categorias quando necessário.

Caso desejar, é possível também utilizá-las em conjunto com outras práticas manuais. O importante é que tudo esteja registrado para ter mais clareza na hora de produzir outros documentos, como o relatório gerencial.

2. Entenda e classifique as entradas e saídas

Receitas e despesas precisam ser avaliadas de maneira distinta. Não há como ter um bom controle de contas se você não souber separá-las efetivamente. A ideia aqui é criar conjuntos e classificá-los.

Separe os gastos fixos —, selecione os que são relacionados à armazenagem, os que envolvem as compras e aqueles referentes a outros fornecedores. Isso é crucial para entender se as despesas estão excessivas em algum ponto específico, e então poder ter total controle para reduzir os custos.

O mesmo deve ser feito com a receita, mas tome cuidado para não utilizar categorias demais, pois isso pode deixar o documento confuso e gerar erros futuros.

3. Avalie os orçamentos por setor

Você já fez uma análise precisa de quais setores do seu supermercado geram mais despesas? Ter isso estipulado é importante para um controle de contas efetivo, principalmente levando em conta a projeção orçamentária para os próximos meses.

Verifique quais áreas estão precisando de mais investimento e, se necessário, entenda como pode reduzir os custos para ter um equilíbrio financeiro mais tranquilo. Setores como logística e TI, principalmente em casos de implementação de novos sistemas, podem estar entre os mais onerosos e merecem atenção!

Gostou das dicas para controlar as contas do seu supermercado? Confira outras sugestões para melhorar seu negócio no blog da Supergasbras!