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Negócio 13/11/2019

Como Aumentar Sua Margem de Lucro Sem Aumentar os Preços

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Um dos maiores objetivos de um supermercado é aumentar a margem de lucro. É normal que haja metas e ideias sugeridas para isso, mas é comum que a primeira delas seja subir o preço dos produtos. Porém, isso não é necessário.

Deixar o valor dos itens maior pode fazer com que você perca clientes ou deixe de vender. Por isso, vale a pena tentar algumas alternativas que, mesmo que sejam em médio prazo, farão com que seu lucro supere as expectativas. Confira as dicas deste artigo!

Aposte no marketing para aumentar a margem de lucro de seu supermercado

Existem muitas estratégias de marketing que podem auxiliar a ampliar sua margem de lucro. Algumas envolvem uma simples mudança de posicionamento de produtos, e outras a maneira como você recebe seus clientes. Veja algumas:

  • colocar os produtos mais vendidos nos cantos da loja faz com que os clientes, ao buscá-los, possam adquirir mais itens;
  • produtos colocados próximos aos caixas podem ser uma boa ideia para vender mais, pois, ao esperar na fila, o cliente pode se interessar por algumas das opções e comprá-las;
  • como normalmente a movimentação no supermercado ocorre da direita para a esquerda, alocar os produtos que você quer vender mais no lado direito pode gerar um maior volume de vendas, pois com o carrinho vazio, o consumidor é mais receptivo às ofertas;
  • o marketing sensorial é algo que dá muito resultado. Colocar música para tocar em seu estabelecimento (em um volume razoável) faz com que os clientes se sintam mais confortáveis lá dentro e menos apressados — o melhor é investir em sons mais calmos.

Repense seu mix de produtos

O mix de produtos é uma das partes mais importantes do faturamento de um supermercado. Para, então, alterar sua margem de lucro, você precisa levá-lo em conta nas novas diretrizes!

Principalmente para consumidores que não têm tanto tempo destinado às compras, ter alguns itens disponíveis é crucial para não perder vendas. Busque ter produtos de vários tamanhos, versões e sabores à disposição, mesmo que com menos variedade de marcas.

Além disso, reduzir o mix de produtos é algo que deve ser considerado, ainda mais se você não tiver um estabelecimento muito grande. Aposte em opções certeiras, sem trabalhar com tanto volume de unidades.

Dessa maneira você pode posicioná-los melhor nas gôndolas para facilitar a busca dos clientes por eles e também trabalhar as estratégias de marketing que mencionamos acima.

Gostou das dicas? Confira mais informações sobre o tema no blog da Supergasbras!