Voltar à visão geral do blog

Negócio 15/10/2020

Como Escolher o Forno Industrial Ideal Para Sua Cozinha?

como-escolher-o-forno-industrial-ideal-para-sua-cozinha

O forno industrial é uma das peças mais importantes de uma cozinha. Sem ele é praticamente impossível realizar muitos preparos na velocidade exigida e, principalmente, com a eficiência necessária. Para atingir os melhores resultados, entretanto, é necessário saber escolher a melhor opção de acordo com o seu objetivo.

Tem dúvidas sobre qual o forno é mais indicado para seu estabelecimento? Confira abaixo o artigo e acerte na decisão!

 

Afinal, qual é o forno industrial adequado para uma cozinha?

Não ter o forno industrial correto para a sua cozinha, pode afetar em diversos aspectos do seu serviço, dentre eles:

  • o ritmo de trabalho da equipe;
  • a capacidade e organização do atendimento;
  • a utilização do espaço.

Por essa razão, optar por um forno específico deve ser uma atitude feita com extremo cuidado e planejamento.

Veja abaixo alguns pontos que merecem sua atenção e leve em conta esses detalhes na hora de escolher o seu:

 

Quanto ao uso do forno

Um dos primeiros questionamentos que devem existir antes de escolher o forno é para que atividades ele será utilizado. Pense que existem três modelos principais: combinado, elétrico ou a gás. 

Caso você vá realizar preparos de cozimento mais rápido e em maior volume, por exemplo, o forno elétrico é uma boa escolha, principalmente porque você pode abri-lo e retirar diversos alimentos sem problema na queda de temperatura ou instabilidade no produto.

Por outro lado, se você cuida de uma pizzaria, o forno a gás deve ser sua primeira opção. Isso porque, embora o tempo de preparo não seja tão grande, para cozinhar a massa e o recheio de maneira uniforme, é necessário um maior cuidado e menos pressa.

Além disso, o volume de produção é relativamente menor do que um fast food ou outros tipos de restaurantes, o que faz com que um ou dois fornos do tipo já sejam suficientes.

 

Espaço na cozinha

A maneira como a cozinha é organizada pode ser um fator determinante para a escolha do fogão. Hoje, é comum encontrarmos fornecedores que atendam aos mais diferentes layouts. Porém, ainda assim, é importante saber como a instalação será feita e se algum recurso adicional terá que ser instalado.

Vale pensar bem, por exemplo, se é necessário alocar dois fornos ou se um forno industrial a gás ou elétrico seria suficiente.

Mas, atenção: equipamentos demais pode deixar o ambiente apertado, o que é extremamente prejudicial para o fluxo de um local como a cozinha de um restaurante.

 

Economia

Para quem quer economizar e garantir a eficiência energética em seu estabelecimento, a resposta é clara: o forno a gás oferece muito mais em termos de redução de custos.

O forno elétrico, para funcionar com eficiência, utiliza muita energia e aumentará significativamente o consumo geral de eletricidade. O gás, por sua vez, além de não sofrer com possíveis quedas de força, ainda tem um abastecimento mais controlado e eficiente, reduzindo o custo da operação.

Quer saber mais sobre equipamentos e fontes de energia? Confira nossos artigos no blog da Supergasbras!