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Negócio 28/10/2020

Como Realizar o Cálculo de Markup da Panificação em Supermercados

como realizar calculo de markup da panificacao

Afinal, o que é cálculo de markup e por que ele é indispensável para o seu supermercado? Basicamente, as vendas dos seus produtos cobrem tanto as suas despesas fixas quanto as variáveis, atingindo assim a margem de lucro desejada.

Sem esse cuidado, você pode estar perdendo dinheiro a cada venda, ao invés de aumentar seu faturamento e crescer positivamente a diferença entre o valor das entradas e saídas de caixa. 

Confira como proceder em relação a isso neste artigo!

O que é o cálculo de markup

Antes de falarmos a respeito do cálculo de markup, é importante explicar o que é o índice de markup.

Trata-se de um valor que, ao ser aplicado ao custo básico do seu produto para o consumidor, permite que sejam cobertas as porcentagens das despesas e também do lucro referentes a ele.

Por exemplo: suponha que a produção de determinado doce na padaria de seu supermercado representa 5% das despesas e 7% do lucro. O índice de markup seria o quanto você deve aplicar sobre o preço original do item para cobrir essas porcentagens.

Diante desse conhecimento, as bases para o cálculo de markup ficam mais sólidas, e você poderá compreender melhor o caminho para acertar os preços dos produtos em seu estabelecimento.

Como fazer o cálculo de markup?

Para realizar o cálculo, é importante ter noção de toda a influência de determinado item nas operações do seu supermercado. Veja os passos para calcular:

  1. analise e saiba o custo básico do produto para você (inclusive tributos e possíveis gastos com transporte);
  2. apure as despesas de acordo com a porcentagem que o produto representa nelas, separando as fixas das variáveis;
  3. aplique a margem de lucro ideal para o produto;
  4. faça o cálculo como aponta o exemplo logo abaixo.

Suponha que um produto de panificação do seu supermercado custe R$ 150,00 para você. Ao apurar as despesas, você detectou os seguintes resultados:

  • despesas fixas: 20%;
  • variáveis: 10%;
  • margem de lucro 10%.

A cálculo de markup será o seguinte:

Para descobrir o preço de venda

R$ 150,00 / 1-0,2-0,1-0,1 = R$ 150,00 / 0,6 = R$ 250,00

Esse, então, será seu preço final de venda.

Para o índice de markup

Para entender, então, qual o índice que você deve aplicar ao produto para chegar a esse resultado, você deve fazer:

1 / 0,6 = 1,67 (aproximadamente), ou seja, é esse o chamado “fator multiplicador” que deve ser colocado sobre o preço do produto para que ele atenda às suas necessidades de custo.

Gostou de saber mais sobre o cálculo de markup? Confira outras dicas para ampliar o índice de lucratividade de seu estabelecimento aqui no blog da Supergasbras!