Voltar à visão geral do blog

Negócio 12/12/2019

Curva ABC — O Segredo para o Lucro do seu Supermercado

curva-ABC-segredo-para-o-lucro-do-supermercado

Administrar o estoque do supermercado pode ser um grande desafio, principalmente na hora de conciliar todos os detalhes do produtos ao volume e cobertura das vendas. Nesse ponto, a curva ABC pode ajudar muito.

Essa técnica envolve uma classificação precisa dos itens com base em algumas especificidades, principalmente relacionada às vendas e desova de estoque. Confira neste artigo como ela funciona e o melhor modo de aplicá-la ao seu supermercado!

Afinal, o que é a curva ABC?

A curva ABC é uma metodologia que mostra, de maneira visual, uma relação entre valor, quantidade e lucro líquido obtido por produto. A ideia é conseguir, a partir dessa análise, categorizar os itens para decidir como organizar as vendas.

Com sua aplicação, é possível melhorar a gestão de estoque, ter mais controle sobre entrada e saída de produtos, reduzir a ruptura e também evitar o desperdício.

Como fazer a curva ABC?

O nome da curva ABC diz respeito a três categorias:

A — produtos com maior relevância: 20% dos itens, mas que trazem 80% das vendas;

B — média relevância: 30% dos itens, que significam 15% do resultado final;

C — baixa relevância: 50% do total do estoque, mas somente 5% das vendas.

A criação do gráfico passa por cinco etapas:

1. FAÇA A LISTAGEM

Selecione os produtos vendidos em certo período. Para facilitar, você pode fazer curvas separadas por categorias. Exemplificaremos. Suponha que foram vendidos:

30 caixas de um biscoito 1 a R$20,00 a caixa;

50 caixas de um biscoito 2 a R$10,00 a caixa;

10 caixas de um biscoito 3 a R$ 15,00 a caixa.

Essa é a sua listagem, ok?

2. ORDENE

Faça uma organização por ordem decrescente dos valores somados:

biscoito 1: R$600,00;

biscoito 2: R$500,00;

biscoito 3: R$150,00.

3. CALCULE OS VALORES ACUMULADOS

Some todos os valores de forma acumulada:

biscoito 1: R$600,00;

biscoito 2: R$1.100,00 (600+500);

biscoito 3: R$1.250,00 (1.100+150).

4. TRANSFORME EM PORCENTAGEM

Em relação ao valor total, de R$1.250,00, transformaremos em porcentagem as quantias:

biscoito 1: 48%;

biscoito 2: 88%;

biscoito 3: 100%.

5. DEFINA AS CURVAS

Neste exemplo reduzido, teríamos então a seguinte curva ABC:

curva A: biscoito 1;

curva B: biscoito 2;

curva C: biscoito 3.

Com isso, é possível saber que o biscoito 1, apesar de não ser o mais vendido em quantidade, é o que traz mais faturamento, enquanto o 3 traz pouco valor agregado.

Para mais dicas sobre a gestão do seu supermercado, confira o blog da Supergasbras!