Curva ABC — O Segredo para o Lucro do seu Supermercado
Administrar o estoque do supermercado pode ser um grande desafio, principalmente na hora de conciliar todos os detalhes do produtos ao volume e cobertura das vendas. Nesse ponto, a curva ABC pode ajudar muito.
Essa técnica envolve uma classificação precisa dos itens com base em algumas especificidades, principalmente relacionada às vendas e desova de estoque. Confira neste artigo como ela funciona e o melhor modo de aplicá-la ao seu supermercado!
Afinal, o que é a curva ABC?
A curva ABC é uma metodologia que mostra, de maneira visual, uma relação entre valor, quantidade e lucro líquido obtido por produto. A ideia é conseguir, a partir dessa análise, categorizar os itens para decidir como organizar as vendas.
Com sua aplicação, é possível melhorar a gestão de estoque, ter mais controle sobre entrada e saída de produtos, reduzir a ruptura e também evitar o desperdício.
Como fazer a curva ABC?
O nome da curva ABC diz respeito a três categorias:
A — produtos com maior relevância: 20% dos itens, mas que trazem 80% das vendas;
B — média relevância: 30% dos itens, que significam 15% do resultado final;
C — baixa relevância: 50% do total do estoque, mas somente 5% das vendas.
A criação do gráfico passa por cinco etapas:
1. FAÇA A LISTAGEM
Selecione os produtos vendidos em certo período. Para facilitar, você pode fazer curvas separadas por categorias. Exemplificaremos. Suponha que foram vendidos:
30 caixas de um biscoito 1 a R$20,00 a caixa;
50 caixas de um biscoito 2 a R$10,00 a caixa;
10 caixas de um biscoito 3 a R$ 15,00 a caixa.
Essa é a sua listagem, ok?
2. ORDENE
Faça uma organização por ordem decrescente dos valores somados:
biscoito 1: R$600,00;
biscoito 2: R$500,00;
biscoito 3: R$150,00.
3. CALCULE OS VALORES ACUMULADOS
Some todos os valores de forma acumulada:
biscoito 1: R$600,00;
biscoito 2: R$1.100,00 (600+500);
biscoito 3: R$1.250,00 (1.100+150).
4. TRANSFORME EM PORCENTAGEM
Em relação ao valor total, de R$1.250,00, transformaremos em porcentagem as quantias:
biscoito 1: 48%;
biscoito 2: 88%;
biscoito 3: 100%.
5. DEFINA AS CURVAS
Neste exemplo reduzido, teríamos então a seguinte curva ABC:
curva A: biscoito 1;
curva B: biscoito 2;
curva C: biscoito 3.
Com isso, é possível saber que o biscoito 1, apesar de não ser o mais vendido em quantidade, é o que traz mais faturamento, enquanto o 3 traz pouco valor agregado.
Para mais dicas sobre a gestão do seu supermercado, confira o blog da Supergasbras!
