Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Negócio 07/05/2020

5 Dicas Para Melhorar o Gerenciamento de Estoque em Supermercados

gerenciar

O gerenciamento de estoque é um ponto de extrema importância para o setor varejista. Ele precisa ser planejado e controlado com máxima eficiência para garantir que as vendas saiam sem nenhum problema.

Existem algumas atitudes que você pode tomar para certificar-se de que o estoque do supermercado está pronto para atender à demanda dos clientes da melhor maneira possível. Confira neste artigo!

1. Controle do volume de compras do supermercado

Uma boa ideia para melhorar o gerenciamento de estoque de seu supermercado é trabalhar com um processo mais enxuto de armazenamento.

Trata-se de, no momento de solicitar produtos ao fornecedor, levar em conta o volume de vendas daquele item e, então, não pedir unidades em excesso.

Dessa maneira, o estoque será ocupado por produtos que, em sua maioria, serão vendidos em determinado período de tempo, até o próximo pedido.

Além disso, com mais controle sobre as unidades recebidas, você pode ter alguns detalhes a mais a respeito das variações de venda de um ou outro produto.

Com isso, poderá estruturar planos de sazonalidade ou entender melhor momentos em que uma ou outra venda cairá, facilitando a gestão de compras.

2. Integração dos estoques de diferentes formatos

Hoje é muito comum que os supermercados contem, também, com o e-commerce para atender seus clientes à distância.

Atualmente, na maioria dos casos isso é feito com a ajuda de um segundo estoque com outros produtos e outras quantidades.

Se o gerenciamento de estoque para uma loja já é difícil, imagine dois? Por isso, é uma tendência cada vez mais em alta a integração do armazenamento, concentrando-o em um único local.

Isso não só facilita a gestão de estoque do supermercado como garante ao consumidor que o que está disponível no site estará também na loja, para compras direto no estabelecimento.

Também é possível oferecer o serviço de retirada no próprio local com mais facilidade, auxiliando o cliente e fazendo-o comprar com mais tranquilidade.

3. Balanços periódicos para um gerenciamento de estoque mais preciso

Essa dica está muito ligada à primeira que demos — e se você ainda não faz isso, pode estar perdendo ótimas oportunidades de melhorar o gerenciamento de estoque em seu supermercado.

Defina uma periodicidade para verificar como andam as entradas e saídas de produtos, bem como registrar as quantidades.

Caso seja possível, faça uma pequena “auditoria” naqueles que estão em menor quantidade ou que são maiores, como eletrodomésticos e eletrônicos. Veja se não há avarias nas embalagens, furos ou outros problemas.

Para facilitar, você pode realizar esse balanço em turnos separados, destinando uma semana ao trabalho, por exemplo.

Os dados retirados nesse processo ajudarão você a ter mais noção na hora dos próximos pedidos, podendo colocar em prática a ideia enxuta que mencionamos para seu armazenamento.

4. Trabalho em conjunto com o trade marketing

O trade marketing das empresas irá procurar seu supermercado para realizar ações de PDV, e isso também envolve um bom gerenciamento de estoque, pois é necessário ter produtos para divulgar e ampliar as técnicas de vendas.

Um dos maiores problemas que pode acontecer durante uma ação no ponto de venda é a falta dos itens que serão promovidos nas gôndolas (chamado de ruptura).

Isso faz com que grande parte dos gastos com material, profissionais e outros aspectos sejam perdidos pela empresa. Consequentemente, você pode ter a parceria encerrada.

O gerenciamento de estoque é essencial para evitar essa questão. Entre em acordo com o trade para garantir que o volume de produtos seja suficiente para atender às gôndolas durante o tempo da ação e já verifique esses números no controle!

5. Padronização ao organizar os produtos

Um supermercado grande pode ter um estoque enorme de produtos. A falta de organização, em situações como essa, pode se tornar uma dor de cabeça ao buscar algumas mercadorias.

A fim de evitar isso, uma boa ideia é padronizar a organização dos itens no espaço. Você pode selecionar categorias, marcas ou até mesmo separar com base nos corredores e gôndolas.

O principal ponto é facilitar a busca por caixas e, no caso de um novo estoquista, poder explicar mais facilmente a posição dos produtos.

O gerenciamento de estoque de modo geral também fica mais simples com uma organização primorosa, pois os próprios registros apresentarão maior clareza e um modelo fixo de ordem.

Gostou das dicas? Confira mais informações no blog da Supergasbras!