Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Negócio 04/10/2021

Entenda Quais São os Custos Fixos Mensais de Uma Empresa

Entenda Quais São os Custos Fixos Mensais de Uma Empresa

Os custos fixos mensais de uma empresa são relativos às despesas que ela tem todos os meses, independentemente da quantidade de produção. De forma mais direta, eles são aquelas contas que devem ser pagas — e não sofrem variação — mesmo que você venda pouco ou muito. 


Esse conceito fica mais fácil de ser entendido quando comparamos com os custos variáveis, que, ao contrário daquelas despesas fixas, oscilam proporcionalmente à produção. 


Portanto, pense em um restaurante. Caso o seu ponto seja alugado, esse é um custo fixo, pois, não importa o quanto ele venda no mês, se quiser continuar ali, o aluguel deve ser pago. 


Entretanto, suponha que, no mês de setembro, ele produziu mais do que em agosto. É provável que o custo com energia seja maior em um do que em outro, pois este varia de acordo com a quantidade de produção.


Veja mais alguns exemplos de gastos fixos mensais de uma empresa a seguir:


Quais são os custos fixos mensais de uma empresa?


O aluguel, que falamos no exemplo acima,  é só um exemplo. Existem alguns outros custos fixos mensais de uma empresa — inclusive a energia pode se encaixar aqui em alguns casos. Conheça os principais:


  • Salários: a folha de pagamento dos colaboradores celetistas não varia conforme a produção; 

  • Contador: contratar um contador é obrigação de todas as empresas, exceto para o microempreendedor individual;

  • Limpeza: é preciso considerar tanto o valor do serviço quanto a compra dos produtos que serão utilizados;

  • Marketing: investir na divulgação do seu negócio é essencial para a captação de novos clientes, portanto, esse é um custo que deve estar previsto mensalmente;

  • Manutenção: considere também uma verba mensal para a compra e manutenção de equipamentos que sofrem depreciação com o tempo;

  • Água, gás e energia elétrica: estes são considerados custos híbridos, pois parte pode variar dependendo da produção, mas uma parcela — correspondente às atividades administrativas — é fixa. 


Especificamente sobre esse último tópico, temos uma dica para economizar nos gastos com energia. 


Dica extra: Como diminuir o gasto com energia?


A energia é um custo híbrido e tem grande impacto nas contas no fim do mês. Uma forma de minimizar esse valor é substituindo a energia elétrica pela energia a gás. Por exemplo, no restaurante que citamos acima, seria possível economizar cerca de 50% desse custo só substituindo o forno elétrico por um forno a gás


Gostou dessa nossa dica? Então veja nesse outro artigo como o gás pode garantir a eficiência energética em bares e restaurantes.