Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Casa 01/06/2023

5 tipos de leite para você saber mais sobre

Você sabia que hoje é o Dia Mundial do Leite? O leite é um dos alimentos mais importantes que existem, principalmente quando se trata da rotina alimentar das crianças e dos idosos. 


Além do leite de vaca, que é muito consumido mundialmente, a indústria também tem desenvolvido tecnologias para produzir leites de outras fontes que não seja a animal. Os chamados leites vegetais têm se popularizado, não só por serem uma alternativa vegana, mas também por não conterem lactose, o açúcar presente no leite de vaca. 


Assim como algumas pessoas não podem ingerir glúten, por serem intolerantes ao composto, outras também podem apresentar intolerância à lactose, condição em que o organismo do indivíduo é incapaz de digerir essa substância. Os leites vegetais, então, acabam sendo uma excelente alternativa para quem precisa evitar o leite de vaca e seus derivados. 


Saiba mais sobre 5 tipos de leite


Existem dezenas de tipos de leite, seja de origem animal ou de origem vegetal. Selecionamos 5 tipos para que você conheça-os melhor: 


1. Leite de Vaca 

O leite de vaca é um dos mais conhecidos e consumidos ao redor do mundo, rico em cálcio, proteínas, potássio, fósforo e ácido fólico. Ele pode ser classificado pelo seu grau de pasteurização* (tipo A, B ou C) e também por sua porcentagem de gordura (desnatado, semidesnatado e integral). Saiba mais sobre cada um deles abaixo: 


Grau de Pasteurização 


- Tipo A: o leite é retirado de um único rebanho e não demanda esforço manual em nenhuma parte do processo de ordenha e pasteurização. 

- Tipo B: o leite pode vir de rebanhos diferentes e a ordenha pode ser realizada manualmente ou mecanicamente. 

- Tipo C: o leite é retirado de um único rebanho e a ordenha pode ser feita manualmente ou mecanicamente, porém, a sua refrigeração e o seu processamento não ocorrem na fazenda leiteira, e sim, na indústria. 


Por conta dos diferentes tipos de processos, os leites A, B e C, na verdade, se diferem em termos de quantidade de bactérias em sua composição. O leite A, por exemplo, permite no máximo 500 por ml, enquanto o leite B, 40.000 por ml e o leite C, 100.000 por ml. 


Taxa de Gordura 


- Desnatado: apresenta no máximo 0,5g de gordura a cada 100g de leite. 

- Semidesnatado: apresenta de 0,6g a 2,9g de gordura a cada 100g de leite. 

- Integral: tem, no mínimo, 3g de gordura a cada 100g de leite. 


*O processo de pasteurização consiste em aquecer o leite para matar micro-organismos perigosos à saúde. 


2. Leite de Soja 

O leite de soja, proveniente do grão de soja, é um líquido rico em vitaminas do complexo B, proteínas e fibras. Apesar de não conter lactose, apresenta baixa concentração de cálcio, diferentemente do leite de vaca, que é rico no nutriente. 


Além de ser livre de colesterol e ter menos gordura do que o leite de vaca, o leite de soja é uma ótima alternativa para quem é intolerante à lactose. O seu principal derivado é o queijo tofu, muito consumido na cultura oriental. 


3. Leite de Coco

Apesar de ser comercializado no mercado, o leite de coco pode ser produzido em casa de maneira prática e rápida. Basta bater a polpa do coco seco com água no liquidificador e pronto! 


A versão caseira do leite de coco é muito mais saudável do que a industrializada, que é muito utilizada no preparo de doces e sobremesas. 


Entre os benefícios do leite de coco caseiro podemos citar a melhora do colesterol e o fortalecimento do sistema imunológico. Além de ser pobre em carboidratos, o leite de coco também não contém lactose. 


4. Leite de Amêndoas

O leite de amêndoas, proveniente da oleaginosa de mesmo nome, é um ótimo substituto do leite de origem animal por não conter lactose e muito recomendado em dietas de reeducação alimentar por ser baixo em calorias.  


Assim como o leite de coco, também pode ser feito em casa apenas batido com água e depois coado. 


Além de ser rico em ácidos graxos, também é fonte de cálcio, zinco, potássio, magnésio, vitamina E e vitaminas do complexo B. 


5. Leite de Castanha de Caju 

Assim como o leite de coco e o de amêndoas, o leite de castanha de caju também pode ser feito caseiro com água. Ele é fonte de cálcio, magnésio, zinco e fósforo, e ajuda a melhorar a saúde da pele, do coração, do cérebro e do sistema imunológico. 


Gostou de saber mais sobre os variados tipos de leite que existem? Você pode consumi-los de maneira saudável e com orientação médica no seu dia a dia, seja no café da manhã, no café da tarde ou adicionado nos preparos do seu almoço e jantar. ;)