Saiba como utilizar 10 tipos de temperos
Comida boa é comida bem temperada, né? E sabendo usar corretamente os diversos tipos de condimentos que existem, você pode explorar a sua criatividade na cozinha!
Abaixo, fizemos uma seleção de 10 temperos comuns da cozinha brasileira com dicas de como você pode utilizá-los:
1. Manjericão: o manjericão fresco combina perfeitamente com molhos de tomate, saladas e massas. Já o manjericão seco pode ser utilizado para temperar peixes, carnes e arrozes caldosos.
2. Louro em folhas: apesar de ser perfeito para temperar feijão, o louro também pode ser utilizado em caldos e para temperar carnes de porco.
3. Orégano: o orégano e o manjericão são a dupla perfeita para a produção de receitas italianas. Ambas vão bem no preparo de pizzas, molhos de tomate e no tempero de carnes.
4. Alecrim: ideal para temperar carnes de caça e de porco, e no preparo de pães caseiros.
5. Erva doce: perfeito para bolo de fubá e para temperar peixes, como salmão.
6. Anis estrelado: combina com carne de porco, carne de pato, frutos do mar, e pode ser utilizado no preparo de geléias e caldas.
7. Canela: apesar de ser muito utilizado em sobremesas, a canela também pode ser ingrediente de pratos salgados. Vai super bem com banana, doce de leite e preparações com leite de coco.
8. Açafrão ou cúrcuma: pode ser utilizado para temperar molhos diversos, carnes, omeletes, pães, cozidos, sopas e preparos com leguminosas, como feijões e lentilha.
9. Salsa: combina super bem com saladas frescas, e no tempero de carnes, sopas, massas, legumes e preparos com frutos do mar.
10. Pimenta: existem diversos tipos de pimenta e em várias versões como, por exemplo, em pedaços, líquida, desidratada, moída ou em conserva. Fique atento à intensidade da pimenta para deixar a comida bem saborosa e do seu jeito. A pimenta pode ser utilizada em praticamente todos os pratos que existem, assim como o sal.
Entre as pimentas menos ardidas estão a de cheiro, do reino e biquinho. E entre as mais ardidas estão a Habanero e a Carolina Reaper.
O sal, a cebola e o alho também são temperos importantes na culinária brasileira e podem ser utilizados em qualquer tipo de preparo.
Como armazenar os temperos?
Evite comprar temperos em grandes quantidades, pois eles podem perder cor e sabor ao longo do tempo.
Ao comprá-los, armazene cada condimento em um potinho diferente, hermeticamente fechado e longe da luz solar.
Com pequenos cuidados, você preserva os seus temperos por mais tempo e tem a oportunidade de explorar novos preparos e sabores.
Para saber mais, acompanhe a Supergasbras pelas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e fique ligado em nosso blog para estar sempre por dentro de todas as dicas sobre o universo do GLP.
Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelo WhatsApp! Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para iOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.
