Dia Mundial do Veganismo e Mais Energia
No dia 1º de novembro, comemoramos o Dia Mundial do Veganismo. Por isso, a Supergasbras, entendendo a importância de um movimento a favor da sustentabilidade, sempre esteve à frente de projetos sustentáveis que contribuem para esta causa. E o mais importante: não só em movimentos para dentro de casa, como também levando para além das portas da Supergasbras, atingindo diversos pontos do Brasil.
Dessa vez, vamos relembrar o Programa Mais Energia, que tem como meta a conscientização de uma culinária sustentável, a utilização inteligente dos ingredientes, o não desperdício de insumos e, finalmente, a busca de uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Na área da educação, o programa tem uma panificadora no CIEP Charles Chaplin, onde oferecemos uma eletiva de sustentabilidade, com aulas sobre receitas sustentáveis, uso integral dos alimentos e práticas de plantio. Outra frente é o nosso e-learning, que expande o conhecimento dos colaboradores sobre o programa. Por fim, nosso trailer, funcionando como uma cozinha itinerante, participa de projetos e feiras, sendo utilizado por revendedores para conquistar clientes e apoiar outras áreas da empresa, fortalecendo nossa imagem como uma marca sustentável e comprometida com o futuro da sociedade.
Para saber mais sobre o Mais Energia, ou outros projetos, basta seguir nossos canais oficiais:
Facebook, TikTok, Instagram e LinkedInE para deixar esse dia ainda mais especial, que tal uma receita vegana que vai surpreender e deixar todo mundo com água na boca?
Então, anotem aí:
Ingredientes
Creme:
1 xícara de castanha-de-caju crua (de molho em água por, pelo menos, 4 horas ou durante a noite)
1/2 xícara de leite de coco
1/4 xícara de adoçante stevia líquido (ou outro adoçante líquido de sua preferência)
1 colher de chá de extrato natural de baunilha (opcional)
1 colher de sopa de suco de limão
1/4 xícara de óleo de coco derretido
Café:
1 xícara de café forte, resfriado
2 colheres de sopa de licor de café ou rum (opcional)
Biscoitos:
200g de biscoitos champanhe veganos (você pode encontrar em lojas especializadas em produtos veganos).
Montagem:
Cacau em pó para polvilhar
Chocolate vegano ralado (opcional)
Modo de preparo
Creme
- No dia anterior, ou pelo menos 4 horas antes do preparo da receita, coloque as castanhas-de-caju de molho em um recipiente com tampa com água.
- Escorra e enxágue as castanhas-de-caju que ficaram de molho.
- Em um liquidificador, adicione as castanhas-de-caju, o leite de coco, o adoçante, o extrato de baunilha, o suco de limão e o óleo de coco derretido.
- Bata até obter uma mistura suave e cremosa. Isso pode levar alguns minutos, dependendo da potência do seu liquidificador.
Café:
- Em uma chaleira, coloque uma xícara de água e leve ao fogo até formar bolhinhas no fundo.
- No coador ou em um filtro de papel, coloque 3 colheres de sopa do pó de café de sua preferência e adicione a água, passando o café para uma xícara. Deixe esfriar.
- Se desejar, adicione o licor de café, ou rum, ao café resfriado.
Montagem
- Mergulhe rapidamente os biscoitos champanhe veganos no café, um de cada vez, e disponha-os no fundo de uma travessa retangular ou em taças individuais.
- Cubra os biscoitos com uma camada do creme de caju.
- Repita as camadas, terminando com uma camada de creme de caju.
- Cubra a travessa, ou as taças, com filme-plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas, ou de preferência durante a noite, para que os sabores se misturem e a sobremesa firme.
- Antes de servir, polvilhe cacau em pó por cima usando uma peneira.
- Se desejar, decore com chocolate vegano ralado.
Dicas:
Deixe as castanhas-de-caju de molho por, pelo menos, 4 horas ou durante a noite para obter uma textura mais cremosa.
O licor de café ou rum e o extrato natural de baunilha são opcionais, servem para realçar o sabor. Mas a preparação fica muito boa sem a utilização desses ingredientes.
Na hora da montagem, mergulhe os biscoitos rapidamente no café para evitar que fiquem muito encharcados e desmanchem.
Dicas nutricionais:
Essa receita é muito inclusiva pois além de abranger o público vegano, também pode ser consumida por pessoas com diabetes por não conter açúcar. Além disso, possui um alto teor de gorduras boas, vindas das castanhas (ômega 9 e ômega 6). Essa composição em ácidos graxos mono e poliinsaturado é importante para a saúde, uma vez que esses ácidos contribuem para a redução das frações de Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL) e de Muito Baixa Densidade (VLDL), responsáveis pelo aumento do colesterol sérico (Jenkins DJ,2002).
Mas ainda assim, é importante se atentar às quantidades consumidas pois também possui gordura saturada vinda do óleo e do leite de coco. Quando consumidas moderadamente, não causam danos à saúde.
Armazenamento
Sob refrigeração por até 5 dias.
E aí, gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso Superblog e nos siga nas redes sociais (Facebook, TikTok, Instagram e LinkedIn).
Precisando pedir um botijão de gás? Faça já o seu pedido pelos nossos telefones ou pelo WhatsApp. Se preferir, peça o seu douradinho pelo nosso app (disponível para IOS e Android) ou diretamente com o revendedor mais próximo da sua casa.
