Como evitar acidentes domésticos

Você sabe quais são os acidentes domésticos mais frequentes e como preveni-los? Esse é um assunto muito importante para ser discutido em família, envolvendo tanto os mais jovens quanto os idosos. Isso porque determinados tipos de acidentes ocorrem com mais frequência entre crianças, enquanto outros afetam mais as pessoas idosas. Que tal conhecer os principais acidentes e levar essa conversa para dentro de casa, garantindo mais segurança para todos?
As quedas: são os acidentes mais frequentes, principalmente entre crianças e idosos.
Como evitar: mantendo a casa limpa e organizada; colocando pisos antiderrapantes em ambientes escorregadios; iluminando escadas e instalando corrimãos.
As queimaduras: podem acontecer durante o manuseio de líquidos ou objetos quentes, como panelas, ferro de passar roupa ou forno.
Como evitar: redobrando a atenção ao manusear líquidos ferventes, panelas quentes ou ao utilizar o forno e inspecionando regularmente seus aparelhos, como ferro de passar roupas e secadores de cabelo.
A intoxicação: comuns por acidentes de ingestão de medicamentos, produtos de limpeza ou plantas tóxicas, mais frequente entre crianças.
Como evitar: guardando produtos de limpeza, medicamentos, inseticidas, tintas e outros produtos tóxicos em locais altos e trancados, e mantendo os rótulos originais, para evitar confusões quanto ao conteúdo e às instruções de uso.
Os choques elétricos e incêndios: o contato com tomadas, fios desencapados ou aparelhos elétricos em mau estado são as principais causas desse tipo de acidente.
Como evitar: fazendo verificações periódicas da rede elétrica e do sistema de gás da sua residência; contratando profissionais habilitados para fazer os serviços de assistência residencial e verificando o uso adequado de extensões e benjamins.
Os afogamentos: acontecem principalmente em casas com piscinas ou banheiras.
Como evitar: crianças pequenas sempre com supervisão de um adulto em banheiras ou piscinas; esvaziando completamente as banheiras após o uso e cercando piscinas com cercas e redes de proteção.
Conteúdo bom é conteúdo compartilhado, não é? Agora é só dividir essas informações com toda a família.
E para acompanhar mais dicas como essa e tudo sobre a Supergasbras, é só acessar os canais oficiais: Facebook, TikTok, Instagram e LinkedIn.