Voltar à visão geral do blog

Negócio 01/12/2018

Seu Negócio sob Controle — Como Reduzir Custos Fixos na Empresa?

mantenha_os_custos_fixos - SupergasBras

Você sabe quanto o seu negócio gasta por mês para manter-se aberto? Entender como reduzir custos fixos na empresa pode ampliar a lucratividade e até mesmo evitar uma possível falência.

Mas como lidar com essas despesas? Para não ter problemas no final do mês, acompanhe as dicas abaixo!

Como mapear custos fixos na empresa?

Antes de descobrir como reduzir custos fixos na empresa, é necessário entender exatamente quais são as despesas de seu negócio que se encaixam nessa categoria.

Assim você poderá calcular melhor o quanto influenciam no caixa e, então, realizar ações precisas para reduzi-las. Os custos fixos, resumidamente, são todos aqueles que não dependem diretamente das vendas realizadas naquele mês.

Telefone, água, gás, internet e energia elétrica são alguns dos mais comuns.

No entanto, alguns custos podem ser esquecidos, como impostos, taxas de cartões, aluguéis de equipamentos (máquinas de café, geladeiras), entre outros.

Por exemplo, se seu ponto tem um jardim ou local externo para receber os visitantes e clientes, o gasto com a manutenção do espaço também deve ser colocado na conta.

Agora que já sabe como mapear quais são esses custos, vamos às dicas para reduzi-los:

Aprenda a calcular o percentual de custo fixo de seu estabelecimento

A maneira mais simples de fazer isso é guiar-se pela receita de sua empresa:

  1. some todos os seus custos fixos;
  2. informe-se sobre a sua receita de faturamento bruto;
  3. divida o total do custo fixo pelo faturamento;
  4. multiplique o valor por 100.

Dessa maneira, você poderá descobrir exatamente quanto do seu faturamento é ocupado por esses custos.

O melhor é que você pode seguir a fórmula para cada item separadamente, e estudar com ainda mais controle como melhorar os seus gastos diante do faturamento.

Atualize seus custos fixos mensalmente

O seu faturamento, principalmente em estabelecimentos comerciais, dificilmente se repetirá exatamente entre um mês e outro. Portanto, a porcentagem dele que será comprometida com os custos fixos também se mostrará variável.

Sendo assim, o ideal é que você mantenha um controle mensal destes gastos. Assim, você não correrá o risco de “deixar passar” alguma mudança, aumento ou redução de valor, que podem afetar diretamente o fluxo de caixa e a lucratividade do negócio.

Estratégias para reduzir os custos fixos

Após mapear exatamente as despesas de seu negócio, entender como reduzir os custos fixos na empresa será mais simples. Confira algumas dicas:

Cuidado com preços abusivos

Muitas vezes, por saberem da enorme necessidade que os estabelecimentos têm de seus produtos, fornecedores de insumos básicos aplicam preços abusivos.

Por isso, o melhor é pesquisar exaustivamente antes de decidir quais serão as suas opções para fornecimento de gás, verduras, frutas, etc.

Optar pelos fornecedores certos pode reduzir muito os custos de sua empresa e isso refletirá, sem dúvidas, em seu gasto fixo mensal.

Renegocie contratos

Como já mencionamos, gastos e ganhos podem ser alterados constantemente, principalmente em cenários sazonais. Portanto, é importante ter o cuidado de apostar em renegociações com fornecedores e, às vezes, até clientes, para lucrar mais.

Periodicamente (ou próximo ao fim do contrato), verifique os valores que estão sendo gastos com alguns insumos e, então, tente renegociar alguns detalhes. É crucial que essas alterações sejam feitas de maneira vantajosa para os dois lados, ok?

Caso não houver acordo ao tentar a mudança, busque por outras opções ou veja se vale a pena reduzir outras despesas para manter aquele contrato.

Faça campanhas de uso consciente dos recursos

Para você que não sabe como reduzir custos fixos na empresa, outra boa dica é a de incentivar a conscientização dos colaboradores e clientes.

Água, luz, café, açúcar, papéis em geral e outros tipos de insumos geram custo, e se usados sem responsabilidade, podem aumentar consideravelmente seus gastos mensais. Portanto, criar na empresa uma cultura de uso sustentável dos recursos é uma ótima ideia.

Coloque pequenos avisos sobre o uso correto de papéis de mão (quantas folhas), café (colheres necessárias), água, lembretes para apagar as luzes, entre outros.

Uma opção é trocar torneiras por versões mais econômicas, com desligamento automático — e o mesmo vale para válvulas de descarga.

Gostou das dicas? Aposte nas soluções da Supergasbras em gás para comércio e veja como reduzir os custos fixos na empresa!