Voltar à visão geral do blog

Negócio 06/12/2019

3 Indicadores de Performance Hospitalar Que Você Precisa Acompanhar

3 Indicadores de Performance Hospitalar Que Você Precisa Acompanhar

Os indicadores de performance hospitalar são números que podem, realmente, entregar informações precisas sobre como está o desempenho da instituição. Por isso devem ser acompanhados com rigor.

São muitos os KPIs cujo acompanhamento é necessário, mas alguns deles ainda são considerados os mais importantes quando assunto é mensurar a eficiência dos processos hospitalares. Confira este artigo e conheça os principais!

1. Taxa de infecção é um dos principais indicadores de performance hospitalar

Infecções hospitalares são um dos maiores riscos enfrentados no dia a dia do cuidado dos pacientes. Pelo alto risco de ocorrerem dependendo das condições do atendimento, elas são um dos indicadores de performance hospitalar que devem ser mensurados.

Os resultados indicam, em suma, se o hospital está seguindo as melhores práticas envolvendo a segurança dos pacientes e a descontaminação e saneamento dos locais. Para calcular a taxa, é utilizada a fórmula: (pacientes infectados / total de pacientes) atendidos x 100.

Vale lembrar que isso deve ser feito sempre pensando em um período específico, e não com valores enormes — até para permitir que ações de curto prazo caso sejam necessárias.

2. Indicadores de rentabilidade

A rentabilidade pode ser medida com foco em diversos procedimentos e/ou especialidades dentro da instituição. Ela também é essencial para planejamentos financeiros e para, entre outros pontos, medir e possibilitar a ampliação do índice de saving.

Esse indicador mede, por meio do retorno sobre o investimento, o quanto alguns setores, serviços ou até mesmo profissionais estão gerando de rentabilidade para o hospital.

Deve haver um retorno maior do que o valor investido em recursos (incluindo os salários), provando que há um aproveitamento efetivo, além de uma alta produtividade nas áreas mensuradas para justificar sua permanência no hospital.

3. Taxa de ocupação

A taxa de ocupação é mais um entre os indicadores de performance hospitalar com maior importância. Ela diz respeito diretamente a quanto da instituição está sendo ocupado em termos de capacidade.

Um número muito grande de leitos que não são ocupados com frequência — bem como a falta deles para o atendimento — mostram uma oportunidade de melhorar a gestão de espaço e recursos. Entretanto, para aplicar as mudanças da maneira certa é crucial ter em mãos os valores desse indicador.

O cálculo é feito da seguinte forma: (pacientes por dia / número de leitos por dia) x 100.

Agora que sabe alguns dos principais indicadores de performance hospitalar, não deixe de verificar como eles estão sendo aplicados para atingir uma administração do hospital mais eficiente.

Quer mais dicas? Confira o blog da Supergasbras!