Voltar à visão geral do blog

Negócio 04/11/2019

Indústria Têxtil — 3 Detalhes Que Podem Melhorar Sua Produção

Indústria Têxtil - Detalhes Que Podem Melhorar Sua Produção

A indústria têxtil é um grande expoente no setor, com uma enorme produção todos os anos. Para atender à alta demanda, entretanto, é muito importante que as fábricas estejam sempre dispostas a conhecer práticas que podem melhorar ainda mais a sua produtividade.

Aspectos envolvendo o próprio chão de fábrica ou uma melhor gestão de processos podem fazer muita diferença na hora de produzir!

1. Invista em tecnologia na indústria têxtil

O segmento têxtil carrega consigo grandes tradições, vindas de anos de produção para o mercado. Por essa razão, muitas vezes os processos produtivos acabam estagnando, já que cumprem o necessário para atender à demanda. Isso, no entanto, não pode ocorrer.

Já existem muitas tecnologias importantes para a indústria têxtil que auxiliam diariamente a produção. Entre eles, os principais são os softwares, que trabalham até mesmo apoiando os desenhos e cortes das máquinas, deixando-os muito mais precisos. Além disso, há que se pensar também em sustentabilidade.

Há, por exemplo, processos biológicos que vem sendo aplicados atualmente que conseguem, em média, reduzir até 30% do consumo de água na produção — isso sem falar na economia de energia que também proporcionam.

2. Pense no layout da fábrica

A linha de produção de roupas segue um padrão já conhecido há alguns anos. Porém, muitas vezes, os maiores índices de sucesso no setor ficam com as fábricas que conseguem quebrar isso. Repensar o layout do chão de fábrica periodicamente pode ser a solução para diversos problemas!

Leve em conta o maquinário e seu posicionamento, por exemplo. Ele favorece uma produção mais ágil? Se não, talvez seja o caso de alterar um pouco a ordem dos processos para garantir mais eficiência. Para ajudar nisso, você pode usar indicadores e ferramentas da qualidade, a fim de descobrir a causa raiz dos problemas e seguir a partir dela, alterando a linha produtiva.

3. Promova um bom ambiente de trabalho

Devido à alta necessidade de produção em massa, a indústria têxtil pode ser um local exaustivo para trabalhar. Se você não quer que seus funcionários fiquem desmotivados e isso acabe impactando a produtividade, é preciso oferecer diferenciais e as melhores condições de trabalho!

Faça campanhas de incentivo, trabalhe muito bem a comunicação e mostre as principais razões pelas quais eles devem continuar com toda a força possível. Determine a cultura da empresa e espalhe isso pelo chão de fábrica.

Para mais dicas sobre o setor da indústria, confira o blog da Supergasbras!