3 Formas de Economizar Energia na Indústria
Conforme dados divulgados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o setor fabril é o que mais consome eletricidade no país. Por isso, saber como economizar energia elétrica na indústria é fundamental para garantir diminuição nos seus custos fixos.
Neste artigo, você encontrará algumas dicas para aproveitar melhor o fornecimento energético, assim como buscar fontes alternativas para ajudá-lo nessa otimização de recursos.
Confira!
Veja como economizar energia elétrica na indústria
Encontrar formas de diminuir os gastos fixos com energia é um dos maiores desafios dos gestores de grandes empresas. Para ajudá-lo nesse processo, separamos três ações que vão te ajudar a saber como economizar energia elétrica na indústria.
1. Use a iluminação natural ao seu favor
Ao estruturar seu chão de fábrica, pense na planta do ambiente que será ocupado pelas máquinas e trabalhadores. Uma das principais formas de economizar energia na indústria, desde o início, é setorizar tudo de maneira a aproveitar ao máximo a luz natural.
Manter o local iluminado, se possível, por quatro a oito horas do dia somente com luz natural já fará uma enorme diferença no consumo de energia total.
Aposte no uso de janelas ou claraboias e verifique quais áreas de produção sairiam ganhando com um pouco mais de claridade. Assim, será possível minimizar o uso de muitas lâmpadas e outros equipamentos de iluminação, por exemplo.
Tenha em mente, também, que o sol em excesso pode deixar o ambiente mais quente e desconfortável. Por isso, cuide para que nenhum colaborador fique diretamente exposto ao sol.
2. Altere o abastecimento dos motores
Existem, na área industrial, muitos motores movidos à eletricidade. Mesmo os modelos mais modernos, que já oferecem até 20% de economia de energia, ainda são itens que geram alto consumo.
Substituí-los por outros meios de abastecimento pode ser uma técnica efetiva para economizar. Motores a gás ou a diesel, por exemplo, podem ajudar a evitar o alto gasto com energia na indústria.
É necessário realizar estudos e compreender quais são as opções mais viáveis, mas é fato que fazer a alteração trará mudanças significativas no perfil de consumo diário de energia.
3. Aposte em fontes alternativas de energia
Se você está se perguntando como economizar energia elétrica na indústria, a utilização de fontes alternativas de energia é a resposta que estava procurando. O GLP (gás liquefeito de petróleo), por exemplo, é ideal para suprir algumas demandas do chão de fábrica, de maneira mais eficiente do que o diesel ou a eletricidade, por exemplo.
O GLP tem diferentes usos na indústria e pode ser aplicado desde em sistemas de refrigeração e acionamento de motores de empilhadeiras, até no aquecimento de água, ambientes e máquinas de corte.
Com essas três ações para economizar energia elétrica na indústria em breve você estará colhendo os resultados e garantindo uma diminuição significativa nesse custo fixo. Agora, que tal conhecer outras vantagens do uso do GLP indústrias?
