Voltar à visão geral do blog

Negócio 15/06/2022

3 Formas de Economizar Energia na Indústria

industria_distante - SupergasBras

Conforme dados divulgados pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o setor fabril é o que mais consome eletricidade no país.  Por isso, saber como economizar energia elétrica na indústria é fundamental para garantir diminuição nos seus custos fixos. 


Neste artigo, você encontrará algumas dicas para aproveitar melhor o fornecimento energético, assim como buscar fontes alternativas para ajudá-lo nessa otimização de recursos. 


Confira!


Veja como economizar energia elétrica na indústria


Encontrar formas de diminuir os gastos fixos com energia é um dos maiores desafios dos gestores de grandes empresas. Para ajudá-lo nesse processo, separamos três ações que vão te ajudar a saber como economizar energia elétrica na indústria.

1. Use a iluminação natural ao seu favor


Ao estruturar seu chão de fábrica, pense na planta do ambiente que será ocupado pelas máquinas e trabalhadores. Uma das principais formas de economizar energia na indústria, desde o início, é setorizar tudo de maneira a aproveitar ao máximo a luz natural.


Manter o local iluminado, se possível, por quatro a oito horas do dia somente com luz natural já fará uma enorme diferença no consumo de energia total.


Aposte no uso de janelas ou claraboias e verifique quais áreas de produção sairiam ganhando com um pouco mais de claridade. Assim, será possível minimizar o uso de muitas lâmpadas e outros equipamentos de iluminação, por exemplo. 


Tenha em mente, também, que o sol em excesso pode deixar o ambiente mais quente e desconfortável. Por isso, cuide para que nenhum colaborador fique diretamente exposto ao sol.

2. Altere o abastecimento dos motores


Existem, na área industrial, muitos motores movidos à  eletricidade. Mesmo os modelos mais modernos, que já oferecem até 20% de economia de energia, ainda são itens que geram alto consumo. 


Substituí-los por outros meios de abastecimento pode ser uma técnica efetiva para economizar. Motores a gás ou a diesel, por exemplo, podem ajudar a evitar o alto gasto com energia na indústria. 


É necessário realizar estudos e compreender quais são as opções mais viáveis, mas é fato que fazer a alteração trará mudanças significativas no perfil de consumo diário de energia.


3. Aposte em fontes alternativas de energia


Se você está se perguntando como economizar energia elétrica na indústria, a utilização de fontes alternativas de energia é a resposta que estava procurando. O GLP (gás liquefeito de petróleo), por exemplo, é ideal para suprir algumas demandas do chão de fábrica, de maneira mais eficiente do que o diesel ou a eletricidade, por exemplo.


O GLP tem diferentes usos na indústria e pode ser aplicado desde em sistemas de refrigeração e acionamento de motores de empilhadeiras, até no aquecimento de água, ambientes e máquinas de corte. 


Com essas três ações para economizar energia elétrica na indústria em breve você estará colhendo os resultados e garantindo uma diminuição significativa nesse custo fixo. Agora, que tal conhecer outras vantagens do uso do GLP indústrias?