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Negócio 16/10/2020

O Que Não Pode Faltar em Um Relatório Gerencial para Supermercados?

O Que Não Pode Faltar em Um Relatório Gerencial para Supermercados?

O relatório gerencial é um documento que deve fazer parte da rotina de qualquer supermercado. São os dados adicionados a ele que permitirão uma visão mais abrangente e clara de como anda o comércio, além de permitir ideias mais objetivas sobre as próximas ações a serem tomadas.

Existem alguns tipos de relatórios, como os que se relacionam a vendas, ticket médio e rupturas. Porém, existem três detalhes que você precisa levar em conta na hora de produzi-los. Confira neste artigo e entenda!

Objetivo do relatório gerencial

O objetivo é um dos principais pontos de um relatório gerencial. É com ele que se deve começar o documento. Não é recomendado que haja mais de um objetivo em um único relatório.

 

Para entender melhor como fazer essa parte, imagine o seguinte exemplo: um supermercado descobriu que uma das novas tendências para o setor é a customização/segmentação dos produtos, com base naqueles que os clientes mais buscam.

Se o seu objetivo, por exemplo, é garantir esse relacionamento mais próximo com os consumidores, você precisa ter dados a respeito disso, e o relatório gerencial pode oferecer boas ideias nesse sentido. Entre as vantagens de fazer essa segmentação, estão:

  • seu comércio mais bem visto pela maioria de sua clientela;

  • oportunidade de fidelização dos visitantes;

  • mais vendas ao disponibilizar novas opções, ou seja, segmentação.

Conteúdo

Ao produzir um relatório gerencial, independentemente do teor dele, é crucial ter em mãos algo que indique números sobre as vendas realizadas em determinado período. Isso porque sem esses dados você dificilmente conseguirá compreender com clareza o desempenho do negócio.

Além disso, terá dificuldades em cruzar informações para chegar em conclusões, resultando em um conteúdo sem profundidade para seu documento.

Imagine que você nunca teve, em seu supermercado, uma área destinada a produtos para idosos. Entretanto, ao fazer o relatório gerencial poderá notar que grande parte de seu público está nessa faixa etária. Com esses dados, é possível segmentar os produtos e trazer novidades para seu estabelecimento, alterando um pouco o gerenciamento de estoque, com foco nesses clientes.

Formato

O modo como o relatório gerencial será apresentado é crucial para o sucesso dele em busca do objetivo desejado. Isso dependerá, principalmente, das áreas ou níveis hierárquicos que analisarão o conteúdo.

É necessário selecionar o que é importante para determinadas pessoas e o que não é. Uma área de vendas, por exemplo, terá mais interesse em números do que, possivelmente, informações específicas de clientes.

Gostou de saber mais sobre como fazer um relatório gerencial que atinja suas expectativas? Confira mais detalhes no blog da Supergasbras!