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Negócio 18/11/2020

3 Ideias para Ampliar o Ticket Médio do seu Supermercado

ticket medio

O supermercado entra na categoria de comércio essencial para a sociedade, já que fornece itens de subsistência dos seres humanos, como é o caso da comida. Apesar disso, muitos empreendedores que comandam esse tipo de negócio têm dificuldades de ampliar o ticket médio e torná-lo mais lucrativo.


Veja só algumas ideias de como aumentar o seu faturamento e fazer com que o mercado seja mais rentável!


Como ampliar o ticket médio do seu supermercado?


O ticket médio trata-se da média de valores gastos por cada cliente no seu estabelecimento. Esse é um indicador interessante para entender se os clientes compram pouco ou muito. Afinal, para chegar nesse valor é preciso dividir o faturamento total pelo número de vendas.


Muitas vezes essa é um ponto que passa despercebido pelos mercados, já que o faturamento mensal costuma ser alto devido à grande quantidade de transações diárias. Porém, ao fazer os cálculos, há casos em que é possível entender que essas compras são baixas. Então, o que fazer para que os consumidores gastem mais?


Veja só essas dicas que podem ser úteis para o seu estabelecimento!


1. Cross selling


Cross selling, traduzido literalmente para o português, significa venda cruzada. Ou seja, trata-se de uma técnica de vendas que tem como objetivo colocar em um mesmo espaço produtos relacionados que não estão, necessariamente, na mesma categoria. É o caso de faixas com queijo ralado penduradas próximas aos pacotes de macarrão.


Com isso, o cliente que tem a intenção de pegar um deles acaba se lembrando de levar o outro, também. Ao comprar dois itens, o ticket médio automaticamente se eleva.


2. Lanchonete e padaria


Que tal adicionar um setor de padaria no seu supermercado? Além de comprar produtos industrializados, a pessoa poderá escolher entre pães fresquinhos, bolos, biscoitos e outras guloseimas feitas pela sua equipe.


Caso haja espaço, também é interessante fazer uma lanchonete para vender salgados que a pessoa possa consumir na hora.


Aqui, nesse caso, é preciso fazer uma instalação de gás para cozinhar os alimentos. Porém, com o aumento do valor de compras dos clientes, esse é um investimento que vale a pena.


3. Clube de descontos


Fazer um clube de descontos é uma ótima forma de fidelizar os clientes. Um acúmulo de pontos por determinada quantia gasto, por exemplo, fará com que a pessoa prefira comprar em seu estabelecimento sempre para poder juntá-los.


Depois, a troca pode ser feita por prêmios ou convertidos em ofertas exclusivas para os participantes.


Gostou das dicas de como ampliar seu ticket médio? Continue lendo mais dicas no blog da Supergasbras!