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Negócio 06/05/2020

Amplie Sua Lucratividade! — 3 Técnicas de Vendas Essenciais para Supermercado

Pessoa comprando frutas vegetais

Ampliar a margem de lucro de um supermercado pode ser um desafio, principalmente porque aumentar os preços não é a melhor solução. Sendo assim, o ideal é buscar técnicas de vendas que auxiliem nesse sentido, com foco na atração e persuasão.

Existem diversas possibilidades que podem ser aplicadas no ponto de venda! Quer conhecer algumas e descobrir como utilizá-las? Confira este artigo da Supergasbras.

Quais as principais técnicas de vendas para supermercado?

As técnicas de vendas são essenciais em um supermercado para que seja possível ampliar a lucratividade sem aumentar os preços. Na maioria das vezes elas são realizadas em parceria com o Trade Marketing das marcas. Veja algumas:

  1. cross-selling;
  2. entrega de brindes;
  3. degustação.
Quer saber mais sobre elas? Acompanhe os detalhes de cada uma:

1. Cross-selling

O cross-selling, também conhecido como venda cruzada, é o oferecimento de um produto no espaço destinado a outro no supermercado. Os dois devem ser relacionados de algum modo e um deve gerar a necessidade do outro.

Um exemplo: no corredor de molhos, você pode inserir uma pequena fileira com alguns pacotes de queijo ralado pendurados. Assim, ao fazer as compras para uma macarronada, o cliente irá lembrar de comprar o queijo — que talvez pudesse esquecer caso o produto estivesse em outro lugar.

Outra possibilidade é gerar a compra por impulso positiva. Apesar de ser impulsiva, envolve a aquisição de algo que o cliente realmente precisa para melhorar sua lista inicial de produtos.

2. Entrega de brindes

A entrega de brindes é uma das técnicas de vendas mais conhecidas, e funciona melhor com o auxílio de um promotor.

O principal aqui é convencer o shopper (comprador que ainda não sabe exatamente que marca levar) que aquela é a melhor opção, pois, além de adquirir o produto, ele ainda ganhará algo.

Esse tipo de ação funciona melhor quando o brinde é personalizado e relacionado ao produto solicitado, como um abridor de garrafas ao comprar seis cervejas, por exemplo.

3. Degustação

As degustações funcionam de maneira similar à entrega de brindes. Entretanto, não envolvem exatamente a aquisição do produto.

É claro que, ao final, o objetivo é vender, mas a degustação é um tipo de técnica que diz respeito à apresentação das qualidades daquele item para o público. Dessa maneira, ele sente mais confiança em comprar aquela opção que já experimentou, ao invés de outras.

Ela pode ser combinada com a entrega de brindes e também precisa de um promotor para funcionar melhor, mas é uma ótima chance de divulgar novos lançamentos!

Gostou das dicas de técnicas de vendas? Confira mais sugestões para seu supermercado aqui, no blog da Supergasbras!