Voltar à visão geral do blog

Negócio 13/10/2020

3 Tendências de Inovação Tecnológica na Indústria

inovações tecnologicas

Com consumidores e um mercado — mesmo que não o final — cada vez mais exigente, conhecer e aplicar a inovação tecnológica à produção industrial é essencial para sobreviver. Entretanto, são tantos novos paradigmas, equipamentos e sistemas que às vezes pode ser difícil acompanhar.

Neste artigo você vai conhecer algumas das maiores aplicações da tecnologia na indústria nos últimos anos. Confira e veja como utilizar eu sua cadeia produtiva!

1. Internet das coisas é a principal inovação tecnológica na indústria

O conceito de internet das coisas é uma inovação para o mercado em geral, mas na indústria ela é ainda mais importante, pois permite a “transformação digital” do setor e faz com que o chão de fábrica torne-se muito mais ágil, estratégico e integrado.

Em suma, a internet das coisas envolve a interconexão entre equipamentos, sistemas e dispositivos de acesso remoto. Isso permite que haja um controle de todos os equipamentos sem necessariamente a presença de alguém no chão de fábrica, por exemplo.

Entretanto, não é aí que essa integração ganha destaque, e sim na obtenção de dados, já que os sensores têm suas funcionalidades ampliadas e diversificadas com o uso de sistemas específicos.

Ou seja, podem enviar dados para smartphones e, assim, auxiliar na detecção de problemas com mais rapidez, evitando prejuízos ou a necessidade de manutenção emergencial em maquinário, o que pode ser oneroso.

2. Business intelligence

O conceito de B.I. (Business Intelligence) já faz parte do cotidiano das empresas há certo tempo. Porém, no caso da indústria, essa é uma inovação tecnológica que veio em conjunto com a internet das coisas, e é muito importante para tomar decisões estratégicas e garantir uma produção mais eficiente.

Com base nos dados obtidos pelos sistemas integrados (mais precisos devido ao digital), é possível gerar relatórios e traçar objetivos para os diferentes momentos da área produtiva. Assim, todas as mudanças e novos paradigmas da produção serão apoiados por uma inteligência de informação mais justa e eficiente.

3. Gêmeos digitais

Os gêmeos digitais são uma inovação que pode revolucionar o setor industrial. Eles permitem que haja uma avaliação precisa do layout de fábrica e da operação como um todo, baseada totalmente na realidade.

Trata-se de sistemas que replicam o fluxo produtivo factual da fábrica, por meio da entrada de informações reais sobre a operação e eficiência do maquinário. Sendo assim, é possível verificar como tudo funciona e simular melhorias e mudanças, antes de aplicá-las.

Gostou de entender melhor sobre os expoentes da inovação tecnológica na indústria? Confira mais artigos sobre o tema no blog da Supergasbras!