Voltar à visão geral do blog

Negócio 04/05/2020

Administração de Bar e Restaurante — Como Alavancar Seu Negócio na Crise

chef_restaurante - SupergasBras

Mesmo com o isolamento social causado pelo novo coronavírus e, consequentemente, a falta de clientes visitando o seu estabelecimento, é possível aproveitar o momento para ressignificar seu negócio e descobrir novas estratégias! Assim, será possível darmos um outro olhar para a administração de bar e restaurante e evitar que ela fique mais complicada durante a crise.

Quer entender melhor sobre como repensar seus serviços em tempos de quarentena? Confira este artigo que preparamos!

A administração de bar e restaurante precisa ser flexível

É comum que, após certo tempo de funcionamento do negócio, a administração de um bar ou restaurante se torne uma engrenagem que praticamente roda sozinha. Tudo entra nos eixos: as contas, o fluxo de pedidos, o estoque, o número de clientes diários, o lucro, etc.

Porém, em casos como o da crise do Covid-19, que somos pegos desprevenidos, esse modelo tradicional precisa sofrer algumas mudanças. Sendo assim, é necessário ter flexibilidade e pensar em outras possibilidades, como as que selecionamos abaixo:

Invista em delivery

Com todos em casa, respeitando o isolamento social, a melhor oportunidade que há na administração de bar e restaurante é investir na entrega a domicílio. Se você ainda não oferece esse serviço, é uma boa ideia começar a planejá-lo.

Procure os aplicativos de entrega e busque colocar seu nome na lista deles. Essa é a maior chance de conseguir pedidos, ainda mais em tempos nos quais não é possível nem mesmo entregar folhetos. Monte um cardápio diferenciado para isso, até saber o que realmente funciona.

Adquira embalagens e outros itens necessários, mantenha as condições de higiene e tente entrar no segmento com força total. Pode ser que essa seja uma ótima saída da crise e, quando ela acabar, provavelmente o serviço de delivery poderá oferecer lucro ao seu negócio!

Reveze o quadro de trabalhadores

Optou por entrar no delivery? Então seu restaurante não pode “fechar”, certo? Para isso, e para garantir a segurança de seus colaboradores, crie turnos reduzidos e faça um revezamento. Vale apontar que não é necessário estar aberto todos os dias.

Escolha um ou dois momentos na semana para evitar que os trabalhadores saiam de casa, e utilize esse tempo para organizar as contas e planejar os próximos passos.

Não esgote as reservas

Quando iniciou a administração do bar ou restaurante, provavelmente você deve ter guardado uma reserva, um capital de giro ou até mesmo uma poupança. A ideia, nesse momento de crise, é evitar gastar tudo.

Preocupe-se em manter pagos os fornecedores essenciais e garanta o pagamento dos trabalhadores. Entretanto, se não houver como continuar operando, feche por um período o estabelecimento para reduzir os gastos e planeje-se para voltar após alguns meses.

Isso ajudará você a não ter problemas financeiros quando a quarentena acabar e seu estabelecimento poder voltar a operar normalmente.

Para mais dicas de gestão e administração de bar e restaurante, acompanhe o blog da Supergasbras e descubra como podemos ajudar nesse momento!!