Voltar à visão geral do blog

Negócio 02/10/2020

Central de Gás - Como garantir a Segurança do Local

Central de Gás

A central de gás liquefeito de petróleo (GLP) é um local que exige muitos procedimentos de segurança, afinal trata-se de uma área delimitada, específica para o armazenamento do gás. Por isso, deve seguir diversas recomendações e normas para estar de acordo com o que é correto e evitar riscos maiores.

Quer entender como ter certeza da segurança de sua central de gás? Confira as dicas que a Supergasbras separou para você aplicar em seu condomínio ou negócio!

Cuidados para a segurança da central de gás

Quando o assunto é a segurança da central de gás, independentemente do tipo de estabelecimento, nos referimos diretamente à NBR 13523 — da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — e também às diretrizes do Corpo de Bombeiros.

Essas normas ditam os pontos necessários relacionados à projeto, montagem, alteração, segurança e localização das centrais — para qualquer tipo de edificação. A armazenagem máxima total é de 1500 m³. Veja mais cuidados:

Sobre a área e a instalação

Entende-se por central de gás a área entre os recipientes e o primeiro regulador de pressão. Ela deve estar contida na planta baixa do projeto, e precisa ser respeitada à risca para manter a segurança em condomínios e negócios.

O projeto da instalação deve ser feito por profissionais treinados e habilitados, sempre com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ele deve permitir que haja o reabastecimento dos recipientes de gás sem afetar o potencial energético oferecido aos equipamentos que o utilizam.

Por essa razão, o melhor é contar com empresas que tenham expertise e reconhecimento de mercado para fazer a instalação, como a Supergasbras. Temos diversos profissionais prontos para ajudá-lo!

Vale lembrar que todos os recipientes devem estar do lado externo, em ambientes ventilados e abertos. O mesmo vale para a tubulação onde passa o GLP em sua fase líquida, a não ser em casos de processos industriais que o exijam dessa maneira. Em termos de sinalização, deve haver avisos fáceis de identificar de qualquer direção, com letras maiores que 50mm, indicando PERIGO, PROIBIDO FUMAR e INFLAMÁVEL.

Manutenção e verificações técnicas

A manutenção, independentemente se preditiva, preventiva ou emergencial, deve ser feita também por empresas fornecedoras. Isso porque, além de evitar acidentes, auxilia no rendimento e na eficiência do uso da central de GLP e do próprio gás.

A Supergasbras tem à sua disposição equipes preparadas e treinadas, tanto em termos de consultoria quanto de operação efetiva no local.

Desde a instalação até o reabastecimento, amplie o seu saving e reduza os riscos: aposte nos serviços da Supergasbras para negócios e para gás em condomínios!