Ir para o conteúdo
Voltar à visão geral do blog

Negócio 26/11/2020

Como Ter Controle do Índice de Lucratividade em Supermercados

O índice de lucratividade é um dos indicadores mais importantes a serem acompanhados por um supermercado. Afinal, ele mostra a margem de ganhos extras do estabelecimento, com a quantia dos gastos já descontada. Ou seja, traz o panorama do dinheiro que sobra todo mês.


Porém, como manter o controle dessa métrica e acompanhá-la de perto? Veja só como se organizar!


Dicas para ter o controle do índice de lucratividade em supermercados


O faturamento de supermercados pode acabar enganando um pouco os donos desse tipo de estabelecimento, porque costuma ser um valor alto. Porém, para saber se realmente é um negócio rentável, é preciso ficar de olho em dois números muito importantes: o ticket médio e o índice de lucratividade.


Enquanto o primeiro mostra o valor médio gasto por compra, o segundo se compromete a reduzir dos ganhos totais os gastos mensais e, então, chegar à quantia que sobrou em caixa, o lucro.


Confira algumas técnicas para ter esse item sob controle!


Aposte em mudanças estruturais e de maquinário


Alguns gastos extras com os equipamentos que fazem parte da estrutura do supermercado podem estar atrapalhando o seu índice de lucratividade, sabia? 


Por exemplo: se você tem uma padaria ou lanchonete, compensa fazer a troca do seu serviço de gás pelo sistema GLP. Ele tem vários benefícios para a cocção de alimentos: além de ter uma potência de calor ideal para esse processo, é mais econômico e permite o cálculo de consumo a granel.


O mesmo vale para equipamentos eletrônicos como geladeiras. Alguns produtos mais antigos acabam usando muita energia. Será que não vale a pena fazer o investimento de comprar novas máquinas para reduzir os custos na conta de luz?


Faça uma boa gestão de compras


Será que você sabe gerenciar as compras? Analise os contratos com os seus fornecedores e veja se não consegue condições especiais, ou se encontra outros produtores que sejam mais em conta. 


Outra dica interessante é ficar de olho no volume de saídas de cada item. Assim, você consegue ter noção de quanto tempo dura cada lote comprado e evita que haja falta no seu estoque, ou mesmo que os produtos fiquem sobrando. Esse é um ponto muito importante quando se trata de prazos de validade.


Agora que já sabe como ter o controle do índice de lucratividade, navegue pelo site da Supergasbras para encontrar soluções para o seu supermercado!