Voltar à visão geral do blog

Negócio 25/05/2020

Como Ter Mais Eficiência no Controle de Contas de Seu Supermercado

Mulher loira jovem trabalhando no escritório

O controle de contas é parte essencial da organização financeira de qualquer supermercado. Nesse tipo de negócio, aliás, ele deve ser ainda mais detalhado e eficiente, devido à grande quantidade de insumos, produtos e valores que influenciam no fluxo de caixa.

Neste artigo, explicaremos como você pode ter mais eficiência na hora de realizar esse controle financeiro e, claro, como isso pode ampliar a economia ao final do mês. Confira!

Organize seu fluxo de caixa para um melhor controle de contas

O fluxo de caixa é o eixo central para um controle de contas eficaz e correto. Sem ter uma organização completa de tudo o que entra (receita) e o que sai (despesas), é muito improvável que você consiga garantir uma boa análise contábil em seu supermercado.

Para isso, existem dois detalhes importantes:

  • classificação das receitas e despesas — separe em fixas, variáveis, emergenciais, comerciais, equipamento, vendas, delivery, e-commerce e assim por diante. Mas cuidado — não crie categorias demais! Isso pode complicar o seu controle de contas ao invés de melhorá-lo;
  • periodicidade de análise — o fluxo de caixa muda todos os dias, mas não é necessário avaliá-lo diariamente. Crie o hábito de realizar esse processo periodicamente, assim terá espaços de tempo definidos para comparar os resultados.

Faça um bom gerenciamento de estoque

Tendo o fluxo de caixa organizado, a entrada e saída de produtos torna-se algo mais acertado e controlado. Assim, é possível verificar o que é mais vendido, o que não tem saída e, claro, ter uma noção muito maior dos números de itens em estoque por meio da curva ABC, por exemplo.

Com isso, é possível evitar rupturas (falta de produto nas gôndolas), garantir um mix de produtos que amplie as vendas e também evitar desperdícios.

Aposte em fornecimento controlado de insumos

Ter certeza em relação à utilização e consumo de alguns insumos é muito bom para seu controle de contas. Itens como água e energia elétrica, apesar de estarem inseridos nas despesas fixas, têm seu consumo difícil de calcular.

Por isso uma boa ideia é, quando há a possibilidade, inserir insumos mais controláveis em sua operação, como o gás LP da Supergasbras.

Utilizado para substituir a energia elétrica — principalmente nos setores alimentícios do supermercado —, o gás oferece, além de mais eficiência (por ter maior poder calorífico), benefícios para o controle de contas.

Isso porque, como é entregue a granel, é possível fixar um consumo que esteja de acordo com sua realidade e, então, solicitar um perfil automático de fornecimento. Dessa maneira, você saberá ao certo o valor da despesa com este insumo e já poderá determiná-lo no fluxo de caixa.

Para mais informações sobre como podemos ajudá-lo com nossas soluções para seu supermercado, confira o site da Supergasbras!