Voltar à visão geral do blog

Negócio 18/05/2020

Entenda a Importância dos Estoques para a Gestão de Supermercados

Homem jovem trabalhando com caixas em armazem

A importância dos estoques para os supermercados é inquestionável. Ter uma reserva e armazenamento corretos e precisos é necessário para garantir uma boa gestão do negócio.

Você trata esse aspecto como prioritário em seu estabelecimento? Se ainda não o faz, leia este artigo e entenda porque pode estar perdendo eficiência na gestão de seu supermercado!

Qual é a importância dos estoques bem organizados para a gestão de supermercados?

A importância dos estoques para um supermercado, em termos de gestão de negócios, envolve muitos pontos que podem afetar diretamente a saúde do negócio e até mesmo levá-lo a graves crises.

Veja mais detalhes sobre o assunto e entenda quais aspectos você deve ter atenção na hora de gerenciar um estoque:

Controle do mix de produtos

É crucial para um dono de supermercado saber quais produtos vendem mais em seu estabelecimento, e também aqueles que simplesmente não são uma opção dos frequentadores.

Dessa maneira é possível, por meio de registros feitos periodicamente, garantir quais são os itens que têm maior saída e aqueles que, por estarem parados há muito tempo, merecem uma reavaliação. Assim, você evita desperdício de produtos e de recursos, economizando e investindo no que realmente vende.

Redução na taxa de ruptura

A taxa de ruptura é um indicador muito usado na gestão de supermercados. Trata-se das vezes em que o comprador chega ao estabelecimento e o produto não está disponível nas gôndolas, seja por falta no próprio galpão ou por falhas na distribuição interna ou externa.

Por isso, a importância dos estoques completos e efetivos é grande para garantir a redução dela. Isso porque, ao contar com uma reserva, é possível evitar que isso ocorra diante de uma quantidade de vendas não esperada e possa, entre outras ações, apoiar técnicas de vendas com mais efetividade.

Compras por demanda

Apesar de ser importante ter à disposição um estoque com uma boa variedade e quantidade de produtos, falhas na gestão de compras podem gerar prejuízo. Isso também pode ser evitado com um bom controle de seu armazenamento.

Ao realizar inventários programados de tempos em tempos, você poderá ter com antecedência a quantidade das compras de produtos e insumos com muito mais certeza e tranquilidade, já garantindo o necessário por demanda e não mais por suposição.

Dessa maneira, você não terá itens parados no estoque e evitará a perda dos produtos, por exemplo, por validade.

Gostou de entender mais sobre a importância dos estoques para os supermercados? Acompanhe mais artigos sobre a gestão de seu negócio aqui no blog da Supergasbras!