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Negócio 27/05/2020

Gestão de Compras no Supermercado — Detalhes que Merecem a Sua Atenção!

homem trabalhando em multitarefas finanças telefone notebook

A gestão de compras é um segmento central do trabalho em supermercados e outros tipos de comércio. Para que ela seja feita de maneira eficiente é importante levar em conta alguns pontos determinantes que podem evitar erros no controle de contas e até questões mais sérias com fornecedores.

Neste artigo falaremos de alguns destes aspectos que não podem faltar em seu trabalho de gerenciamento. Confira!

Gestão de compras envolve tributação

O mais comum é que a parte burocrática não seja de total conhecimento e expertise de quem fica a cargo da gestão de compras. Porém, é crucial compreender isso, para que não haja nenhum tipo de cálculo errado, como tributos ou impostos, por exemplo.

São muitas as particularidades envolvidas nesse quesito, como os tipos de valores cobrados e as diferentes condições. Produtos vindos de outro estado podem ter tributações que não coincidem com as do local do comércio.

É essencial saber quais são os itens tributados, quais não e quais são os impostos cobrados, como ICMS, PIS, COFINS, entre outros. Dessa maneira, é possível antecipar esses custos e já adicioná-los ao valor esperado para o gasto com as compras.

Negociação com fornecedores e relação com o preço de venda

Cabe à gestão de compras ter noção do quanto uma negociação com um fornecedor afetará, futuramente, o preço da venda de alguns produtos.

Suponha que você contratou uma empresa para oferecer gás, certo? No início pareceu um bom negócio, mas então você nota que o rendimento não é tão vantajoso, e passa a precisar de mais reabastecimentos em períodos menores.

Se isso ocorrer, é provável que haja um aumento no preço dos produtos que envolvem o abastecimento de gás para produção, como pães e doces, para compensar os gastos excessivos. Isso sem falar no contato constante para solicitar os insumos, entre outros.

O responsável pelas compras deve notar isso, calcular os preços que estão sendo ampliados e, junto a outras áreas da gestão, chegar a um denominador que indique os resultados disso. Pode ser a perda de clientes, um menor volume de vendas ou até o desperdício de produtos.

Após esse diagnóstico deve-se, então, optar por um fornecedor mais vantajoso de gás para o negócio — e que ofereça um perfil de abastecimento automático, por exemplo. Atualizar contratos e buscar oportunidades mais vantajosas é essencial!

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