Voltar à visão geral do blog

Negócio 19/10/2020

Glosa Hospitalar — Como Lidar com Esse Problema e Evitá-lo?

Glosa Hospitalar
Você já ouviu falar em glosa hospitalar? Se você faz parte da administração de um hospital, certamente já deve ter escutado o termo. Porém, será que sabe como evitar esse problema? Confira no artigo tudo sobre o assunto!

O que é glosa hospitalar?

A glosa hospitalar é um problema referente a um ajuste de cobrança apresentado por um serviço prestado na instituição.

Imagine que, por algum motivo, um hospital não realizou a cobrança correta de uma consulta para um determinado convênio de saúde, cobrando um valor a mais. Dessa forma, o plano terá que analisar, exatamente, o valor gasto pelo paciente e reparar o erro.

Podemos concluir, então, que glosa é o faturamento calculado de forma errada devido à má comunicação entre a organização hospitalar e um convênio médico.

Além disso, ela pode estar diretamente ligada aos serviços de:

 

  • consultas;
  • diárias em hospital;
  • medicamentos;
  • procedimentos cirúrgicos;
  • entre outros.
  •  

    Como evitar glosas em serviços médicos?

    A rotina de um hospital é muito corrida e agitada, por isso, alguns erros podem passar despercebidos pelos funcionários administrativos.

    Para que a glosa seja evitada e, consequentemente, não gere estresse as partes envolvidas no processo, é necessário tomar algumas medidas referente a gestão do lugar.

    Veja abaixo algumas dicas que podem ser facilmente implementadas para ampliar a eficiência da gestão administrativa de um hospital:

    Implemente um sistema de gestão

    Um sistema de gestão, além de facilitar a comunicação, uma vez que integra todas as áreas de um hospital, pode gerar automaticamente o valor de uma consulta ou de um procedimento cirúrgico, por exemplo.

    Além disso, fica mais fácil ter o controle do envio de relatório aos convênios associados e especificações quanto ao plano de cada paciente beneficiário.

    Implemente um sistema de prontuário

    Ter um sistema de prontuário eletrônico é outro grande aliado para evitar erros administrativos. Isso porque anotações ilegíveis ou incorretas por parte de médicos e enfermeiros não serão um problema de leitura para o sistema!

    Outro ponto bacana é que ter esse tipo de ferramenta instalada permite que um atendente ou até mesmo o enfermeiro tenha acesso ao histórico do paciente naquele hospital.

    Entendeu agora o que é glosa e como evitá-la? Confira outros artigos sobre gestão hospitalar no blog da Supergasbras!