Glosa Hospitalar — Como Lidar com Esse Problema e Evitá-lo?
O que é glosa hospitalar?
A glosa hospitalar é um problema referente a um ajuste de cobrança apresentado por um serviço prestado na instituição.
Imagine que, por algum motivo, um hospital não realizou a cobrança correta de uma consulta para um determinado convênio de saúde, cobrando um valor a mais. Dessa forma, o plano terá que analisar, exatamente, o valor gasto pelo paciente e reparar o erro.
Podemos concluir, então, que glosa é o faturamento calculado de forma errada devido à má comunicação entre a organização hospitalar e um convênio médico.
Além disso, ela pode estar diretamente ligada aos serviços de:
Como evitar glosas em serviços médicos?
A rotina de um hospital é muito corrida e agitada, por isso, alguns erros podem passar despercebidos pelos funcionários administrativos.
Para que a glosa seja evitada e, consequentemente, não gere estresse as partes envolvidas no processo, é necessário tomar algumas medidas referente a gestão do lugar.
Veja abaixo algumas dicas que podem ser facilmente implementadas para ampliar a eficiência da gestão administrativa de um hospital:
Implemente um sistema de gestão
Um sistema de gestão, além de facilitar a comunicação, uma vez que integra todas as áreas de um hospital, pode gerar automaticamente o valor de uma consulta ou de um procedimento cirúrgico, por exemplo.
Além disso, fica mais fácil ter o controle do envio de relatório aos convênios associados e especificações quanto ao plano de cada paciente beneficiário.
Implemente um sistema de prontuário
Ter um sistema de prontuário eletrônico é outro grande aliado para evitar erros administrativos. Isso porque anotações ilegíveis ou incorretas por parte de médicos e enfermeiros não serão um problema de leitura para o sistema!
Outro ponto bacana é que ter esse tipo de ferramenta instalada permite que um atendente ou até mesmo o enfermeiro tenha acesso ao histórico do paciente naquele hospital.
Entendeu agora o que é glosa e como evitá-la? Confira outros artigos sobre gestão hospitalar no blog da Supergasbras!
