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Negócio 06/11/2020

Segurança na Indústria — 3 Dicas para Reduzir Insalubridade e Periculosidade

insalubridade e periculosidade

Afinal, o que é insalubridade e periculosidade? Apesar dos dois termos estarem diretamente ligados aos riscos de um trabalhor, eles divergem em alguns pontos, inclusive no cálculo referente ao valor na carteira de trabalho. 


Confira no artigo abaixo o que significam e como reduzir seus impactos na indústria! 


O que é insalubridade e periculosidade?


Apesar de serem similares e, muitas vezes, tratados no mesmo contexto, insalubridade e periculosidade não são a mesma coisa. Muitos funcionários e empregadores possuem dificuldades em saber quando um determinado risco no trabalho é classificado como insalubridade ou periculosidade.


Para entender melhor cada conceito, separamos as principais características de cada um:


Insalubridade


A insalubridade acontece quando um colaborador é exposto a riscos excessivos, como sons, temperatura térmica, produtos radioativos, entre outros. Caso os profissionais passem muito tempo em contato com esse tipo de risco, é colocado um valor adicional em sua folha de pagamento. 


O cálculo da insalubridade é feito com base no seu grau de atingimento, podendo ser:

  • mínimo: 10% do salário mínimo;

  • médio: 20% do salário mínimo;

  • máximo: 40% do salário mínimo.

Então, podemos dizer que um profissional que trabalha oito horas por dia exposto aos riscos de contaminação química, por exemplo, tem direito a 40% de adicional. 


Periculosidade


Já a periculosidade envolve riscos de morte, como possibilidade de explosão, falha elétrica, despencamento e outros fatores que podem ser considerados, de fato, uma tragédia. 


Além disso, colaboradores expostos a condições de roubo, assalto e violência também se enquadram neste quesito. O cálculo adicional é feito a partir do salário do profissional, sendo 30% sob o número bruto.


Por exemplo: 1.000 x 30% = 300 reais. 


3 dicas para garantir a segurança da sua indústria


Sabendo que a indústria é um local com diversos perigos, é importante que o empregador saiba como controlá-los e oferecer sempre o que há de mais seguro para a integridade física, psicológica e biológica de seus funcionários. 


Para isso, separamos três dicas para implementar no ambiente de trabalho e garantir maior segurança:


  1. estabeleça normas e regras: mais do que implementá-las, é preciso garantir que todos estejam cientes delas. Disponibilize guias ou documentos informacionais para que possam acessá-los com facilidade;

  2. ofereça treinamentos: além da parte teórica, a prática é bem importante. Faça treinamentos que firmem as condições de trabalho seguras, como a importância de se colocar capacetes, luvas, etc;

  3. tenha luzes e portas de emergência: no caso de vazamento de gás ou, até mesmo, explosão, ter saídas de emergência bem sinalizadas é primordial. Em situações como essa, todos correm risco. Por isso, não economize em sinalizadores, placas e luzes automáticas que mostram urgência.


Essas são só algumas medidas contra a insalubridade e periculosidade. Outros conteúdos como esse estão no blog da Supergasbras. Veja!