Voltar à visão geral do blog

Negócio 22/10/2020

3 Vantagens do Prontuário Eletrônico no Hospital

Prontuário Eletrônico

Com a tecnologia cada vez mais em alta, é preciso se adequar às novas funcionalidades do mercado. No caso de hospitais e clínicas, por exemplo, ter um prontuário eletrônico pode ser essencial na hora de otimizar processos e a rotina dos funcionários.

Porém, muitos profissionais ainda não sabem das vantagens de tê-lo no local e ainda preferem usar o prontuário de papel. Conheça neste artigo todos os benefícios do PEP!

Quais são as vantagens do prontuário eletrônico em hospitais e clínicas?

O prontuário eletrônico, popularmente conhecido como PEP, oferece inúmeras vantagens altamente valiosas para quem precisa fazer o seu uso. Mas, de fato, um instrumento eletrônico pode ser mais caro que um de papel, e muitos médicos têm uma certa resistência de adquiri-lo em suas tarefas.

Sabendo que ainda há dúvidas em relação às vantagens do prontuário eletrônico, abaixo separamos as principais para que você invista e incentive a modernização do seu espaço:

1. Segurança de dados

A forma como os médicos escrevem receitas, por exemplo, pode gerar uma certa confusão em relação à grafia das palavras. A famosa “letra de médico” pode ser resolvida com a implementação do PEP.

Isso porque possíveis erros e rasuras vão ser totalmente eliminados e o paciente poderá entender o que está escrito.Além disso, a maioria dos prontuários possuem um sistema de nuvem, o que significa que em casos de roubo ou furto do aparelho, o profissional ainda tem um histórico de seus atendimentos.

2. Acessibilidade

Por possuir um sistema em nuvem, o médico ou o enfermeiro pode acessar os dados, bem como o histórico do paciente, de qualquer lugar e por diferentes dispositivos (desktop, smartphone e tablet).

Essa funcionalidade pode agilizar o processo de envio de relatórios, receitas e outras informações aos pacientes e às clínicas e hospitais.

3. Centralização de informação

Já falamos que um prontuário eletrônico contém todo o histórico de atendimento de uma determinada pessoa. Com isso, toda a centralização de dados, como nome, idade, queixas anteriores, entre outros, ficam em um só lugar.

O que é uma grande vantagem se compararmos aos prontuários de papéis, sendo que cada dado fica em uma folha e não é nada sustentável do ponto de vista ecológico. Além de otimizar o tempo de procura, evita extravios de informações confidenciais.

Gostou de saber como a tecnologia pode ser aliada ao seu hospital? Confira outros conteúdos como esse no blog da Supergasbras!